Curso de Regência musical
Saiba mais sobre o trabalho de um maestro diante de uma orquestra.
- Empresa: Paolo Troni
- Nível do curso: Básico
Uma das figuras principais em uma apresentação de qualquer orquestra é a do maestro. Este profissional da música acaba tendo a responsabilidade de fazer com que os diferentes elementos dentro do grupo toquem em harmonia, para conseguir chegar no resultado final, que seria justamente o de entregar uma determinada canção.
De uma forma técnica, a regência pode ser definida como a arte de transmitir a um conjunto instrumental ou vocal o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra musical através gestos convencionais. O maestro é, portanto, o elo entre o compositor da peça musical e seus executores (os instrumentistas), que compreende o triângulo Compositor – Regente – Músicos.
Aprenda mais sobre regência musical neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso sobre Como Ler Partituras Musicais.
Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os estudantes poderão aprender mais sobre como funciona o trabalho de um regente musical. De uma forma geral, as aulas deste curso ensinam os diferentes tipos de movimentos e seus significados para que um maestro possa comandar uma orquestra.
Material de apoio
Este curso conta com um material de apoio para melhor acompanhar as aulas. Baixe aqui o e-book do curso.
Estrutura do curso
- Prefacio – Objetivos do Curso de Regência
- Capítulo 1.1 – Noções básicas: Postura, base de apoio e movimentos elementais – CURSO DE REGÊNCIA
- Capítulo 1.2 – Noções básicas – EXERCICIOS SOBRE: Postura, base de apoio e movimentos elementais
- Capítulo 1.3 – Outros aspectos básicos importantes na regência de orquestra
- Capítulo 1.4 – O “Pulso”: Elemento técnico fundamental para a regência – SUGESTÃO DE EXERCICIOS
- Capítulo 2.1 – Como marcar os tempos simples e compostos SEM SUBDIVISÃO – CURSO DE REGÊNCIA
- Capítulo 2.2 – Alguns exercicios para aprender a marcação dos compassos SEM SUBDIVISÃO
- Capítulo 2.3 – Subdividir ou não: eis a questão – CURSO BÁSICO DE REGÊNCIA
- Capítulo 2.4 – Compassos simples subdivididos – CURSO BÁSICO DE REGÊNCIA
- Capítulo 2.5 – Compassos simples subdivididos – EXERCICIOS
- Capítulo 2.6 – Compassos compostos subdivididos – CURSO BÁSICO DE REGÊNCIA
- Capítulo 2.7 – Compassos compostos subdivididos – EXERCICIOS
- Capítulo 3.1 – Articulações musicais na regência – O LEGATO
- Capítulo 3.2 – Articulações musicais – Proporções dos movimentos
- Capítulo 3.3 – Articulações musicais – STACCATO e TENUTO
- Capítulo 4.1 – O uso da BATUTA na regência de orquestra
- Capítulo 4.2 – As funções de cada mão (braço) na regência de orquestra
- Capítulo 4.3 – As diferentes formas de posicionar as mãos regência de orquestra
- Capítulo 4.4 – Demonstração prática de como obter os recursos expressivos e articulações na regência
- Capítulo 5.1 – O movimento preparatorio (Levare) na regência
- Capítulo 5.2 – RITMOS INICIAIS TÉTICOS: exemplos práticos na regência de orquestra
- Capítulo 5.3 – RITMOS INICIAIS ANACRÚSICOS: exemplos práticos na regência de orquestra
- Capítulo 5.4 – RITMOS INICIAIS ACÉFALOS: exemplos práticos na regência de orquestra
- Capítulo 5.5 – casos especiais de RITMOS INICIAIS: exemplos práticos na regência de orquestra
- Capítulo 6.1 – MOVIMENTO PREPARATÓRIO NEUTRO: Começando a regência em partes fracas do tempo
- Capítulo 6.2 – Exemplos de entradas em quatro partes diferentes de um mesmo tempo
- Capítulo 6.3 – Ritmos anacrúsicos e acéfalos: EXEMPLOS DE ENTRADAS EM PARTES FRACAS DE TEMPO
- Capítulo 7.1 – Cortes de notas na regência de orquestra (com ou sem FERMATA)
- Capítulo 7.2 – As fermatas na regência de orquestra
- Capítulo 7.3 – caso prático: FERMATAS EM NOTAS FINAIS
- Capítulo 7.4 – Exemplos de Fermatas com e sem cesura
- 8.1 – Como estudar a Regência : Considerações preliminares
- 8.2 – Como estudar regência: 5 dicas importantes
- 8.3 – Como estudar regência: Exercicios de entradas em diferentes partes do compasso
- 8.4 – Como estudar regência: Sugestão de livro para auxiliar o ESTUDO da REGÊNCIA
- Curso de Regência – Apêndice – Como marcar os compassos -Sugestão de exercícios
- Curso de Regência – Apêndice – Caso prático na regência de um coral de Bach
- Curso de Regência – Apêndice – Marcação de compassos de 5 e 7 tempos
- ÚLTIMO VÍDEO do CURSO BÁSICO DE REGÊNCIA
Aulas:
-
Prefacio - Objetivos do Curso de RegênciaCapítulo 1.1 - Noções básicas: Postura, base de apoio e movimentos elementais - CURSO DE REGÊNCIACapítulo 1.2 - Noções básicas - EXERCICIOS SOBRE: Postura, base de apoio e movimentos elementaisCapítulo 1.3 - Outros aspectos básicos importantes na regência de orquestraCapítulo 1.4 - O "Pulso": Elemento técnico fundamental para a regência - SUGESTÃO DE EXERCICIOSCapítulo 2.1 - Como marcar os tempos simples e compostos SEM SUBDIVISÃO - CURSO DE REGÊNCIACapítulo 2.2 - Alguns exercicios para aprender a marcação dos compassos SEM SUBDIVISÃOCapítulo 2.3 - Subdividir ou não: eis a questão - CURSO BÁSICO DE REGÊNCIACapítulo 2.4 - Compassos simples subdivididos - CURSO BÁSICO DE REGÊNCIACapítulo 2.5 - Compassos simples subdivididos - EXERCICIOSCapítulo 2.6 - Compassos compostos subdivididos - CURSO BÁSICO DE REGÊNCIACapítulo 2.7 - Compassos compostos subdivididos - EXERCICIOSCapítulo 3.1 - Articulações musicais na regência - O LEGATOCapítulo 3.2 - Articulações musicais - Proporções dos movimentosCapítulo 3.3 - Articulações musicais - STACCATO e TENUTOCapítulo 4.1 - O uso da BATUTA na regência de orquestraCapítulo 4.2 - As funções de cada mão (braço) na regência de orquestraCapítulo 4.3 - As diferentes formas de posicionar as mãos regência de orquestraCapítulo 4.4 - Demonstração prática de como obter os recursos expressivos e articulações na regênciaCapítulo 5.1 - O movimento preparatorio (Levare) na regênciaCapítulo 5.2 - RITMOS INICIAIS TÉTICOS: exemplos práticos na regência de orquestraCapítulo 5.3 - RITMOS INICIAIS ANACRÚSICOS: exemplos práticos na regência de orquestraCapítulo 5.4 - RITMOS INICIAIS ACÉFALOS: exemplos práticos na regência de orquestraCapítulo 5.5 - casos especiais de RITMOS INICIAIS: exemplos práticos na regência de orquestraCapítulo 6.1 - MOVIMENTO PREPARATÓRIO NEUTRO: Começando a regência em partes fracas do tempoCapítulo 6.2 - Exemplos de entradas em quatro partes diferentes de um mesmo tempoCapítulo 6.3 - Ritmos anacrúsicos e acéfalos: EXEMPLOS DE ENTRADAS EM PARTES FRACAS DE TEMPOCapítulo 7.1 - Cortes de notas na regência de orquestra (com ou sem FERMATA)Capítulo 7.2 - As fermatas na regência de orquestraCapítulo 7.3 - caso prático: FERMATAS EM NOTAS FINAISCapítulo 7.4 - Exemplos de Fermatas com e sem cesura8.1 - Como estudar a Regência : Considerações preliminares8.2 - Como estudar regência: 5 dicas importantes8.3 - Como estudar regência: Exercicios de entradas em diferentes partes do compasso8.4 - Como estudar regência: Sugestão de livro para auxiliar o ESTUDO da REGÊNCIACurso de Regência - Apêndice - Como marcar os compassos -Sugestão de exercíciosCurso de Regência - Apêndice - Caso prático na regência de um coral de BachCurso de Regência - Apêndice - Marcação de compassos de 5 e 7 temposÚLTIMO VÍDEO do CURSO BÁSICO DE REGÊNCIA