Curso de Música na Economia Criativa
Saiba mais como empreender nessa importante área da economia.

- Empresa: Lumina
- Carga horária: 10 horas
- Nível do curso: Básico
- Possui certificado: 1
Economia criativa é nome dado para um setor formado pelas indústrias criativas, que por sua vez acabam se referindo a uma série de atividades econômicas que são ligadas à geração ou a exploração do conhecimento e da informação de um modo geral. O termo acabou sendo criado para diferenciar da indústria convencional, e abrange áreas como artes, música, cinema, televisão, publicidade, dentre outras.
A indústria da música é considerada como uma das mais poderosas deste setor, e que acabou mudando completamente nas últimas duas décadas. Acabou se tornando um setor que teve que se reinventar quase que por completo com o surgimento de uma série de novas tecnologias, que permitiram o compartilhamento, de uma forma muito fácil, das músicas em seu formato digital.
Aprenda mais sobre a indústria da música e da economia criativa neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Empreendedorismo do Senai.
Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os estudantes podem aprender mais sobre como a indústria da música funciona. O programa foi dividido em 5 módulos diferentes:
No Módulo I, partiremos de noções introdutórias acerca da organização da indústria da música, diferenciaremos gravadoras Majors e Indies e trataremos acerca do mercado global e mercado brasileiro de música. Ainda, abordaremos um panorama geral a respeito do mercado independente.
Já no Módulo II, abarcaremos as etapas da cadeia produtiva da música, de modo que aprenderemos sobre o ciclo de produção tanto a partir das etapas quanto através das atividades e ocupações. Ademais, trataremos sobre as diferenças entre amadorismo e profissionalismo no mercado da música.
No Módulo III, aprenderemos sobre direitos autorais e conexos e sobre a diferença entre obra musical e fonograma. Além disso, trataremos acerca do que são direitos morais e patrimoniais e conheceremos um pouco mais a respeito de leis de incentivo brasileiras.
No Módulo IV, estudaremos estratégias e modelos de negócio no mercado da música, o que é planejamento estratégico e como ele pode auxiliar em um modelo de negócio. Também trataremos sobre as mídias sociais, públicos e indicadores na área da música.
Ao final, no Módulo V, trataremos a respeito da atualização e internacionalização no âmbito do mercado da música.
Sobre o certificado
Ao final do curso, os alunos poderão obter um certificado. Para isso, será necessário se inscrever na plataforma Lumina, e realizar todas as atividades proposta através dos links a baixos. O documento será liberado ao final do curso, em seu formato digital.

