Empresa: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Nível do curso: Básico
O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. Desde 2013 o Scratch 2 está disponível on-line e como uma aplicação para Windows, OS X, e Linux. O código fonte da versão 1.x está sob a licença GPLv2.
Essa é uma linguagem que conta com uma série de características interessantes e que acabam tornando ela diferente das demais. Como ela não exige que as pessoas tenham conhecimentos prévios de outras linguagens de programação, acaba se tornando uma linguagem interessante para as pessoas que querem aprender a programar. Até mesmo crianças a partir dos 8 anos de idade podem apresentar suas bases.
Aprenda mais sobre Scratch neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Criação de Jogos para Kinect.
Sobre o curso
Este curso é oferecido pelo oferecido pelo Programa NERDS (Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software) da Fronteira e Programa PET (Programa de Educação Tutorial) da Fronteira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) câmpus Ponta Porã. O curso faz parte do projeto de formação de professores do edital EDUCA MS da FUNDECT.
Apesar de ser um curso que pode ser feito por qualquer pessoa, especialmente pelos estudantes que desejam aprender programação, ele acaba sendo mais focado em atender as necessidades dos professores que poderão se utilizar do Scratch nas salas de aula.
Estrutura do curso
Aula 1 – Apresentação do curso
Aula 2 – Primeiros passos no Scratch
Aula 3 – Compartilhando projetos no Scratch
Aula 4 – Movimentos
cont. Aula 4 – Movimentos
Aula 5 – Resolução da Atividade de Movimentos
Aula 6 – Resolução do Desafio de Movimentos
Aula 7 – Aparência parte 1
Aula 8 – Aparência parte 2
Aula 9 – Resolução da Atividade e Desafio 2 de Aparência
Aula 10 – Sons
Aula 11 – Caneta
Aula 12 – Resolução da Atividade 4 de Caneta
Aula 13 – Resolução do desafio 4 de Caneta
Aula 14 – Variáveis
Aula 15 – Resolução da Atividade 5 de Variáveis
Aula 16 – Resolução do desafio de variáveis
Aula 17 – Eventos
Aula 18 – Resolução da Atividade de Eventos
Aula 20 – Controles
Aula 21 – Resolução da Atividade de Controles
Aula 22 – Resolução do desafio de controles
Aula 23 – Sensores
Aula 24 – Resolução da atividade e desafio 8 de Sensores