Curso de Introdução a Programação com Lua

Entenda como funciona este tipo de recurso.

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Curso de Introdução a Programação com Lua
  • Professor: Alfred Baudisch
  • Nível do curso: Básico

Além das linguagens de programação que são as mais utilizadas pelo mercado como um todo, existem também aquelas linguagens que não são tão utilizadas e que acabam sendo utilizadas para fins mas específicos. Uma destas linguagens é a Lua, que permite programação procedural, programação orientada a objetos, programação funcional, programação orientada e dados e descrição de dados.

Essa é uma linguagem que foi projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Lua nasceu e cresceu no Tecgraf, o então Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. Atualmente, Lua é desenvolvida no laboratório LabLua do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Aprenda mais sobre Programação com Lua neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também este outro curso de Programação em Lua.

Sobre o curso

Neste curso online e gratuito os alunos poderão aprender mais sobre as principais características desta linguagem de programação chamada Lua. O curso também pode ser feito pelas pessoas que estão dando os primeiros passos dentro do mundo da programação de um modo geral, já que esta é uma linguagem muito interessante para aprender os conceitos básicos de desenvolvimento.

Estrutura do curso

Introdução a Programação – 00 – Sobre o Curso – É Válido e Atualizado?

Introdução a Programação – 01 – Olá Mundo, Comentários, Números e Operadores Básicos

Introdução a Programação – 02 – Variáveis, Strings e Concatenação de Texto

Introdução a Programação – 02 Extra – Exemplo sobre Variáveis

Introdução a Programação – 03 – Valor Booleano, Igualdade e Conversão para Texto

Introdução a Programação – 04 – Números Negativos e Decimais, Valores Nulos e Escape de Texto

Introdução a Programação – 05 – Fazendo Perguntas e Entrada e Saída de Dados

Introdução a Programação – 06 – Algoritmos e Funções

Introdução a Programação – 07 – Variáveis Locais e Globais

Introdução a Programação – 08 – Retorno de Valores em Funções

Introdução a Programação – 08 Extra – Exemplo de Retorno em Funções

Introdução a Programação – 09 – Condições lógicas e o operador SE – ENTÃO (if then else)

Introdução a Programação – 10 – Operador lógico E (and)

Introdução a Programação – 11 – Prática e exemplos com o Operador E (and)

Introdução a Programação – 12 – Operador lógico OU (OR) e operador NOT

Introdução a Programação – 13 – Minigame para praticar operadores lógicos

Introdução a Programação – 14 – Várias condições lógicas no mesmo teste

Introdução a Programação – 15 – Laço de Repetição (Loop) WHILE (enquanto)

Introdução a Programação – 16 – Laço de Repetição (Loop) FOR e REPEAT UNTIL

Introdução a Programação – 17 – Arrays, Matrizes de Dados e Dicionários

Introdução a Programação – 18 – Documentação e Biblioteca Padrão Lua

Introdução a Programação – 19 – Pacotes e Módulos Lua – Como Criar e Importar

Introdução a Programação – 20 – Programação Orientada a Objetos (POO / OOP) – Conceitos

Introdução a Programação – 21 – Tabelas Lua são Objetos – OOP Orientação a Objetos

Introdução a Programação – 22 – Criando um Jogo em Lua com Tabelas e Pacotes – Orientada a Objetos

Introdução a Programação – 23 – “self” e operador “dois pontos” em Lua – Orientação a Objetos

Introdução a Programação – 24 – Dominando Programação Orientada a Objetos com Lua – Projeto Final

Introdução a Programação – 25 – Eventos, Programação Orientada a Eventos e Pac-Man

Introdução a Programação – 26 – Game Loop

Introdução a Programação – 27 – Bounce e Debounce

Introdução a Programação – 28 – O que é o NaN: Not a Number?

Aulas:

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