Curso de Algoritmos e Lógica de Programação

Saiba mais sobre a base para começar a programar.

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Curso de Algoritmos e Lógica de Programação
  • Empresa: Programe seu futuro
  • Nível do curso: Básico

Lógica de programação é uma área que oferece um conjunto de conceitos e técnicas que são consideradas como básicas para todas as pessoas que querem aprender a desenvolver os mais variados tipos de sistemas utilizando uma determinada linguagem de programação ou uma pseudolinuagem. Elas conseguem oferecer o conhecimento que ai ajudar a organizar as instruções e os comandos que deverão ser seguidos em um determinado sistema.

Esse é um assunto que normalmente os estudantes de programação acabam entrando em contato antes mesmo dos conhecimentos relacionados as linguagens de programação em si. Com uma boa base em lógica de programação, é possível compreender e implementar algoritmos, que são sequências de instruções que resolvem problemas.

Aprenda mais sobre algoritmos e lógica de programação nesse curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Lógica de Programação do Zero.

Sobre o curso

Nesse curso online os alunos vão aprender os conceitos básicos para construção de uma base de lógica de programação. Os alunos aprenderão a construir algoritmos e sistemas, entender como aplicar fluxogramas no desenho de sistemas, compreender conceitos básicos, como entradas e saídas de dados, fluxos de tomadas de decisões, etc.

Estrutura do curso

Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 1

O que é um ALGORITMO? Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 2

O que são fluxogramas? Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 3

Aprendendo programação com o Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 4

Aprendendo programação com o Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 5

Instrução de saída e caracteres de escape | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 6

Variáveis e tipos primitivos de dados | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 7

Criando variáveis no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 8

Criando variáveis em Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 9

Como dar nome as suas variáveis | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 10

O que é uma instrução de entrada? | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 11

Operadores matemáticos em fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 12

Operadores matemáticos no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 13

Operadores matemáticos em Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 14

Precedência dos operadores matemáticos | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 15

Calculando a idade do usuário em fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 16

Calculando a idade do usuário no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 17

Calculando a idade do usuário com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 18

Calculando a média aritmética em Fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 19

Calculando a média aritmética com o Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 20

Calculando a média aritmética com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 21

Convertendo valor em real para dólar com fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 22

Convertendo valor em real para dólar no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 23

Convertendo valor em real para dólar com Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 24

Operadores relacionais e proposições | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 25

Estrutura de decisão | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 26

Operadores relacionais e estrutura de decisão | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 27

Operadores relacionais e estrutura de decisão Scratch | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 28

Operadores relacionais e estrutura de decisão Portugol | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 29

Estrutura de decisão ESCOLHA em Portugol | Aula 29.5

Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar em fluxograma | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 30

Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 31

Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 32

Ler três inteiros e dizer se são iguais em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 33

Ler três inteiros e dizer se são iguais no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 34

Ler três inteiros e dizer se são iguais em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 35

É negativo, positivo ou igual a zero? Em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 36

É negativo, positivo ou igual a zero? No Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 37

É negativo, positivo ou igual a zero? Em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 38

Operadores lógicos Conjunção, Disjunção e Negação | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 39

Operadores Conjunção Disjunção e Negação em Fluxograma | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 40

Operadores Conjunção, Disjunção e Negação no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 41

Operadores Conjunção, Disjunção e Negação em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 42

Leia três valores e verifique se formam um triângulo | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 43

Três valores formam um triângulo? No Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 44

Três valores formam um triângulo? Em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 45

Estrutura de repetição PARA em FLUXOGRAMA | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 46

Estrutura de repetição PARA no SCRATCH | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 47

Estrutura de repetição PARA em PORTUGOL | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 48

Estrutura de repetição ENQUANTO em FLUXOGRAMA | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 49

Estrutura de repetição ENQUANTO no SCRATCH | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 50

Estrutura de repetição ENQUANTO em PORTUGOL | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 51

Estrutura de repetição FAÇA ENQUANTO em PORTUGOL | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 52

Estrutura de repetição PARA decrescente em FLUXOGRAMA | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 53

Estrutura de repetição PARA decrescente no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 54

Estrutura de repetição PARA decrescente em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 55

Repetição com incremento diferente de 1 em fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 56

Repetição com incremento diferente de 1 no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 57

Repetição com incremento diferente de 1 em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 58

Repetição com limites definidos pelo usuário | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 59

Repetição com limite definido pelo usuário no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 60

Repetição com limite definido pelo usuário em Portugol | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 61

Calcular a tabuada de x em Fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 62

Calcular a tabuada de x no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 63

Calcular a tabuada com a linguagem Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 64

Calcular o fatorial de um número em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 65

Algoritmo para calcular o fatorial no Scratch | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 66

Algoritmo para calcular o fatorial em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 67

Algoritmo para o fatorial – versão 2 | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 68

Algoritmo para calcular o fatorial no Scratch versão 2 | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 69

Algoritmo para o fatorial em Portugol versão 2 | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 70

Algoritmo para verificar se um número é primo | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 71

Verificar se um número é primo no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 72

Verificar se um número é primo com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 73

Como descobrir um número perfeito com fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 74

Como descobrir um número perfeito no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 75

Como descobrir um número perfeito em Portugol | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 76

Sequência de fibonacci com fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 77

Sequência de fibonacci no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 78

Sequência de fibonacci com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 79

Introdução à estrutura de dado lista no ambiente de programação Scratch | Aula 80

Em uma lista de 10 notas, descobrir a menor, a maior e a média da turma no Scratch | Aula 81

Gerar uma terceira lista com os elementos repetidos no ambiente de programação Scratch | Aula 82

Faça um programa que simule o atendimento nos caixas de uma agência bancária no Scratch | Aula 83

VETOR – estrutura de dados homogênea (array unidimensional) | Aula 84

Como ler um vetor (array unidimensional) a partir do teclado? | Aula 85

Menor nota, maior nota e média das notas de um vetor (array)? | Aula 86

Como garantir que uma nota digitada pelo usuário é valida? | Aula 87

Calcule os primeiros 25 termos da sequência de Fibonacci e salve em um vetor | Aula 88

Estrutura de dado MATRIZ (array bidimensional) em Portugol | Aula 89

Como ler os valores de uma MATRIZ (array bidimensional) do teclado em Portugol | Aula 90

Como contar as vogais em uma MATRIZ (array bidimensional) de caracteres em Portugol | Aula 91

Faça um programa em Portugol para SOMAR as matrizes A e B e salvar na matriz C | Aula 92

Por que precisamos de duas repetições para percorrer uma matriz? | Aula 93

Como imprimir a transposta de uma matriz (matriz transposta) em Portugol? | Aula 94

Faça um programa em Portugol para simular a reserva de assentos em uma sala de cinema | Aula 95

DÚVIDA | Calcular o somatório de 0 até n onde n é um valor informado pelo usuário | Aula 96

Como preencher um vetor / matriz gerando números aleatórios em Portugol | Aula 97

Como imprimir a diagonal principal e secundária de uma matriz em Portugol | Aula 98

Como imprimir os elementos acima da diagonal principal de uma matriz em Portugol | Aula 99

Descobrindo se uma matriz é um QUADRADO MÁGICO com a linguagem Portugol | aula 100

JOGO DA VELHA com a linguagem Portugol | aula 101

Como e por que modularizar nosso programa criando funções e procedimentos? | aula 102

Como criar um procedimento sem parâmetro em Portugol? | aula 103

Como criar um procedimento com parâmetro em Portugol? | aula 104

Como criar uma função sem parâmetro em Portugol? | aula 105

Como criar uma função que recebe parâmetros em Portugol? | aula 106

O que é uma Variável Global e Escopo da Variável? | aula 107

Dúvida | Como calcular o somatório dos números ímpares e a média dos números pares? | aula 108

QUADRADO MÁGICO com funções e procedimentos na linguagem Portugol | aula 109

JOGO DA VELHA com funções e procedimentos na linguagem Portugol | aula 110

O que é uma função / procedimento recursivo? | aula 111

Como calcular o fatorial com recursão? | aula 112

Como calcular a sequência de FIBONACCI com recursão em Portugol? | aula 113

Recursão sempre será eficiente? | aula 114

Como gerar n linhas onde a primeira possui 1 número 1 e a enésima possui n números n? | Aula 115

Como descobrir todos os números primos entre 1 e 500? | Aula 116

Como simular 200 lançamentos de um dado? | Aula 117

JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte I | Aula 118

JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte II | Aula 119

JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte III | Aula 120

Passagem de parâmetros por VALOR e por REFERÊNCIA em Portugol | Aula 121

Como salvar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 122

Como acrescentar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 123

Como LER dados de um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 124

Como ordenar um vetor de inteiros com Portugol? | Algoritmo Bubble Sort | Aula 125

Como ordenar um vetor com o algoritmo SELECTION SORT | Ordenação por seleção | Aula 126

Como ordenar um vetor com o algoritmo INSERTION SORT | Ordenação por inserção | Aula 127

Dúvida | Como calcular a idade do usuário com DIA MÊS e ANO? | Aula 128

Dúvida | Bitmap – matriz de bits – Como rotacionar uma matriz de bits em 90 e 180 graus? | aula 129

Dúvida | Como calcular a tabuada várias vezes com limite definido pelo usuário? | aula 130

Dúvida | Como criptografar / descriptografar uma frase com Portugol? | aula 131

Dúvida | Como descobrir se uma palavra é PALÍNDROMA em Portugol? | aula 132

Dúvida | Como descobrir se uma FRASE é PALÍNDROMA com a linguagem Portugol? | aula 133

Dúvida | Como inverter um número com a linguagem Portugol? | aula 134

Dúvida | Como identificar a faixa etária pela idade do usuário com a linguagem Portugol? | aula 135

Dúvida | Como preencher vetor enquanto o salário digitado for maior que zero em Portugol? | aula 136

Dúvida | Como funciona o Algoritmo de Ordenação Merge Sort? Implementação em Portugol | aula 137

Dúvida | Como ler data de nascimento e calcular quantos dias o usuário viveu em Portugol? | aula 138

Dúvida | Fiz um loop infinito! E agora? Como calcular idade com DIA MÊS e ANO? | Aula 139

Dúvida | Como fazer um algoritmo para descobrir se um triângulo é retângulo? | Aula 140

Como criar um algoritmo em Portugol para resolver uma equação com a fórmula de Bhaskara? | aula 141

Dúvida | Como calcular a distância euclidiana entre dois pontos com a linguagem Portugol? | aula 142

Dúvida | Como realizar a multiplicação sem o operador de multiplicação ( * ) em portugol? | aula 143

Dúvida | Como definir a quantidade de casas decimais de um número real em portugol? | aula 144

Como baixar, instalar e testar a ferramenta Flowgorithm para testar seus fluxogramas? aula 145

Como descobrir se um número é positivo, negativo ou zero no Flowgorithm com uma decisão? | aula 146

Como usar a estrutura de repetição para calcular a tabuada no flowgorithm? | aula 147

Como desenvolver um Jogo das Cores no ambiente de programação Scratch? | aula 148

Como fazer uma função em Portugol para contar as ocorrências de um caracter em uma frase | aula 149

Como calcular a média aritmética de uma quantidade arbitrária de valores em Portugol? | aula 150

Como concatenar – juntar – texto e o valor de variáveis no Flowgorithm? | aula 151

Como calcular a Sequência de Fibonacci no Flowgorithm? Algoritmo Sequência de Fibonacci | aula 152

Aulas:

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