Curso de Algoritmos e Lógica de Programação
Saiba mais sobre a base para começar a programar.

- Empresa: Programe seu futuro
- Nível do curso: Básico
Lógica de programação é uma área que oferece um conjunto de conceitos e técnicas que são consideradas como básicas para todas as pessoas que querem aprender a desenvolver os mais variados tipos de sistemas utilizando uma determinada linguagem de programação ou uma pseudolinuagem. Elas conseguem oferecer o conhecimento que ai ajudar a organizar as instruções e os comandos que deverão ser seguidos em um determinado sistema.
Esse é um assunto que normalmente os estudantes de programação acabam entrando em contato antes mesmo dos conhecimentos relacionados as linguagens de programação em si. Com uma boa base em lógica de programação, é possível compreender e implementar algoritmos, que são sequências de instruções que resolvem problemas.
Aprenda mais sobre algoritmos e lógica de programação nesse curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Lógica de Programação do Zero.
Sobre o curso
Nesse curso online os alunos vão aprender os conceitos básicos para construção de uma base de lógica de programação. Os alunos aprenderão a construir algoritmos e sistemas, entender como aplicar fluxogramas no desenho de sistemas, compreender conceitos básicos, como entradas e saídas de dados, fluxos de tomadas de decisões, etc.
Estrutura do curso
Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 1
O que é um ALGORITMO? Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 2
O que são fluxogramas? Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 3
Aprendendo programação com o Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 4
Aprendendo programação com o Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 5
Instrução de saída e caracteres de escape | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 6
Variáveis e tipos primitivos de dados | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 7
Criando variáveis no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 8
Criando variáveis em Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 9
Como dar nome as suas variáveis | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 10
O que é uma instrução de entrada? | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 11
Operadores matemáticos em fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 12
Operadores matemáticos no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 13
Operadores matemáticos em Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 14
Precedência dos operadores matemáticos | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 15
Calculando a idade do usuário em fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 16
Calculando a idade do usuário no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 17
Calculando a idade do usuário com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 18
Calculando a média aritmética em Fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 19
Calculando a média aritmética com o Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 20
Calculando a média aritmética com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 21
Convertendo valor em real para dólar com fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 22
Convertendo valor em real para dólar no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 23
Convertendo valor em real para dólar com Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 24
Operadores relacionais e proposições | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 25
Estrutura de decisão | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 26
Operadores relacionais e estrutura de decisão | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 27
Operadores relacionais e estrutura de decisão Scratch | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 28
Operadores relacionais e estrutura de decisão Portugol | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 29
Estrutura de decisão ESCOLHA em Portugol | Aula 29.5
Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar em fluxograma | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 30
Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 31
Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 32
Ler três inteiros e dizer se são iguais em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 33
Ler três inteiros e dizer se são iguais no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 34
Ler três inteiros e dizer se são iguais em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 35
É negativo, positivo ou igual a zero? Em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 36
É negativo, positivo ou igual a zero? No Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 37
É negativo, positivo ou igual a zero? Em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 38
Operadores lógicos Conjunção, Disjunção e Negação | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 39
Operadores Conjunção Disjunção e Negação em Fluxograma | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 40
Operadores Conjunção, Disjunção e Negação no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 41
Operadores Conjunção, Disjunção e Negação em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 42
Leia três valores e verifique se formam um triângulo | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 43
Três valores formam um triângulo? No Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 44
Três valores formam um triângulo? Em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 45
Estrutura de repetição PARA em FLUXOGRAMA | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 46
Estrutura de repetição PARA no SCRATCH | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 47
Estrutura de repetição PARA em PORTUGOL | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 48
Estrutura de repetição ENQUANTO em FLUXOGRAMA | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 49
Estrutura de repetição ENQUANTO no SCRATCH | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 50
Estrutura de repetição ENQUANTO em PORTUGOL | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 51
Estrutura de repetição FAÇA ENQUANTO em PORTUGOL | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 52
Estrutura de repetição PARA decrescente em FLUXOGRAMA | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 53
Estrutura de repetição PARA decrescente no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 54
Estrutura de repetição PARA decrescente em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 55
Repetição com incremento diferente de 1 em fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 56
Repetição com incremento diferente de 1 no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 57
Repetição com incremento diferente de 1 em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 58
Repetição com limites definidos pelo usuário | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 59
Repetição com limite definido pelo usuário no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 60
Repetição com limite definido pelo usuário em Portugol | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 61
Calcular a tabuada de x em Fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 62
Calcular a tabuada de x no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 63
Calcular a tabuada com a linguagem Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 64
Calcular o fatorial de um número em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 65
Algoritmo para calcular o fatorial no Scratch | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 66
Algoritmo para calcular o fatorial em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 67
Algoritmo para o fatorial – versão 2 | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 68
Algoritmo para calcular o fatorial no Scratch versão 2 | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 69
Algoritmo para o fatorial em Portugol versão 2 | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 70
Algoritmo para verificar se um número é primo | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 71
Verificar se um número é primo no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 72
Verificar se um número é primo com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 73
Como descobrir um número perfeito com fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 74
Como descobrir um número perfeito no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 75
Como descobrir um número perfeito em Portugol | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 76
Sequência de fibonacci com fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 77
Sequência de fibonacci no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 78
Sequência de fibonacci com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 79
Introdução à estrutura de dado lista no ambiente de programação Scratch | Aula 80
Em uma lista de 10 notas, descobrir a menor, a maior e a média da turma no Scratch | Aula 81
Gerar uma terceira lista com os elementos repetidos no ambiente de programação Scratch | Aula 82
Faça um programa que simule o atendimento nos caixas de uma agência bancária no Scratch | Aula 83
VETOR – estrutura de dados homogênea (array unidimensional) | Aula 84
Como ler um vetor (array unidimensional) a partir do teclado? | Aula 85
Menor nota, maior nota e média das notas de um vetor (array)? | Aula 86
Como garantir que uma nota digitada pelo usuário é valida? | Aula 87
Calcule os primeiros 25 termos da sequência de Fibonacci e salve em um vetor | Aula 88
Estrutura de dado MATRIZ (array bidimensional) em Portugol | Aula 89
Como ler os valores de uma MATRIZ (array bidimensional) do teclado em Portugol | Aula 90
Como contar as vogais em uma MATRIZ (array bidimensional) de caracteres em Portugol | Aula 91
Faça um programa em Portugol para SOMAR as matrizes A e B e salvar na matriz C | Aula 92
Por que precisamos de duas repetições para percorrer uma matriz? | Aula 93
Como imprimir a transposta de uma matriz (matriz transposta) em Portugol? | Aula 94
Faça um programa em Portugol para simular a reserva de assentos em uma sala de cinema | Aula 95
DÚVIDA | Calcular o somatório de 0 até n onde n é um valor informado pelo usuário | Aula 96
Como preencher um vetor / matriz gerando números aleatórios em Portugol | Aula 97
Como imprimir a diagonal principal e secundária de uma matriz em Portugol | Aula 98
Como imprimir os elementos acima da diagonal principal de uma matriz em Portugol | Aula 99
Descobrindo se uma matriz é um QUADRADO MÁGICO com a linguagem Portugol | aula 100
JOGO DA VELHA com a linguagem Portugol | aula 101
Como e por que modularizar nosso programa criando funções e procedimentos? | aula 102
Como criar um procedimento sem parâmetro em Portugol? | aula 103
Como criar um procedimento com parâmetro em Portugol? | aula 104
Como criar uma função sem parâmetro em Portugol? | aula 105
Como criar uma função que recebe parâmetros em Portugol? | aula 106
O que é uma Variável Global e Escopo da Variável? | aula 107
Dúvida | Como calcular o somatório dos números ímpares e a média dos números pares? | aula 108
QUADRADO MÁGICO com funções e procedimentos na linguagem Portugol | aula 109
JOGO DA VELHA com funções e procedimentos na linguagem Portugol | aula 110
O que é uma função / procedimento recursivo? | aula 111
Como calcular o fatorial com recursão? | aula 112
Como calcular a sequência de FIBONACCI com recursão em Portugol? | aula 113
Recursão sempre será eficiente? | aula 114
Como gerar n linhas onde a primeira possui 1 número 1 e a enésima possui n números n? | Aula 115
Como descobrir todos os números primos entre 1 e 500? | Aula 116
Como simular 200 lançamentos de um dado? | Aula 117
JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte I | Aula 118
JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte II | Aula 119
JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte III | Aula 120
Passagem de parâmetros por VALOR e por REFERÊNCIA em Portugol | Aula 121
Como salvar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 122
Como acrescentar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 123
Como LER dados de um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 124
Como ordenar um vetor de inteiros com Portugol? | Algoritmo Bubble Sort | Aula 125
Como ordenar um vetor com o algoritmo SELECTION SORT | Ordenação por seleção | Aula 126
Como ordenar um vetor com o algoritmo INSERTION SORT | Ordenação por inserção | Aula 127
Dúvida | Como calcular a idade do usuário com DIA MÊS e ANO? | Aula 128
Dúvida | Bitmap – matriz de bits – Como rotacionar uma matriz de bits em 90 e 180 graus? | aula 129
Dúvida | Como calcular a tabuada várias vezes com limite definido pelo usuário? | aula 130
Dúvida | Como criptografar / descriptografar uma frase com Portugol? | aula 131
Dúvida | Como descobrir se uma palavra é PALÍNDROMA em Portugol? | aula 132
Dúvida | Como descobrir se uma FRASE é PALÍNDROMA com a linguagem Portugol? | aula 133
Dúvida | Como inverter um número com a linguagem Portugol? | aula 134
Dúvida | Como identificar a faixa etária pela idade do usuário com a linguagem Portugol? | aula 135
Dúvida | Como preencher vetor enquanto o salário digitado for maior que zero em Portugol? | aula 136
Dúvida | Como funciona o Algoritmo de Ordenação Merge Sort? Implementação em Portugol | aula 137
Dúvida | Como ler data de nascimento e calcular quantos dias o usuário viveu em Portugol? | aula 138
Dúvida | Fiz um loop infinito! E agora? Como calcular idade com DIA MÊS e ANO? | Aula 139
Dúvida | Como fazer um algoritmo para descobrir se um triângulo é retângulo? | Aula 140
Como criar um algoritmo em Portugol para resolver uma equação com a fórmula de Bhaskara? | aula 141
Dúvida | Como calcular a distância euclidiana entre dois pontos com a linguagem Portugol? | aula 142
Dúvida | Como realizar a multiplicação sem o operador de multiplicação ( * ) em portugol? | aula 143
Dúvida | Como definir a quantidade de casas decimais de um número real em portugol? | aula 144
Como baixar, instalar e testar a ferramenta Flowgorithm para testar seus fluxogramas? aula 145
Como descobrir se um número é positivo, negativo ou zero no Flowgorithm com uma decisão? | aula 146
Como usar a estrutura de repetição para calcular a tabuada no flowgorithm? | aula 147
Como desenvolver um Jogo das Cores no ambiente de programação Scratch? | aula 148
Como fazer uma função em Portugol para contar as ocorrências de um caracter em uma frase | aula 149
Como calcular a média aritmética de uma quantidade arbitrária de valores em Portugol? | aula 150
Como concatenar – juntar – texto e o valor de variáveis no Flowgorithm? | aula 151
Como calcular a Sequência de Fibonacci no Flowgorithm? Algoritmo Sequência de Fibonacci | aula 152
Aulas:
-
Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 1O que é um ALGORITMO? Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 2O que são fluxogramas? Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 3Aprendendo programação com o Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 4Aprendendo programação com o Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 5Instrução de saída e caracteres de escape | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 6Variáveis e tipos primitivos de dados | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 7Criando variáveis no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 8Criando variáveis em Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 9Como dar nome as suas variáveis | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 10O que é uma instrução de entrada? | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 11Operadores matemáticos em fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 12Operadores matemáticos no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 13Operadores matemáticos em Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 14Precedência dos operadores matemáticos | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 15Calculando a idade do usuário em fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 16Calculando a idade do usuário no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 17Calculando a idade do usuário com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 18Calculando a média aritmética em Fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 19Calculando a média aritmética com o Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 20Calculando a média aritmética com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 21Convertendo valor em real para dólar com fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 22Convertendo valor em real para dólar no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 23Convertendo valor em real para dólar com Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 24Operadores relacionais e proposições | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 25Estrutura de decisão | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 26Operadores relacionais e estrutura de decisão | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 27Operadores relacionais e estrutura de decisão Scratch | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 28Operadores relacionais e estrutura de decisão Portugol | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 29Estrutura de decisão ESCOLHA em Portugol | Aula 29.5Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar em fluxograma | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 30Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 31Ler um inteiro e dizer se é par ou ímpar em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 32Ler três inteiros e dizer se são iguais em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 33Ler três inteiros e dizer se são iguais no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 34Ler três inteiros e dizer se são iguais em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 35É negativo, positivo ou igual a zero? Em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 36É negativo, positivo ou igual a zero? No Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 37É negativo, positivo ou igual a zero? Em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 38Operadores lógicos Conjunção, Disjunção e Negação | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 39Operadores Conjunção Disjunção e Negação em Fluxograma | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 40Operadores Conjunção, Disjunção e Negação no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 41Operadores Conjunção, Disjunção e Negação em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 42Leia três valores e verifique se formam um triângulo | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 43Três valores formam um triângulo? No Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 44Três valores formam um triângulo? Em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 45Estrutura de repetição PARA em FLUXOGRAMA | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 46Estrutura de repetição PARA no SCRATCH | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 47Estrutura de repetição PARA em PORTUGOL | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 48Estrutura de repetição ENQUANTO em FLUXOGRAMA | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 49Estrutura de repetição ENQUANTO no SCRATCH | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 50Estrutura de repetição ENQUANTO em PORTUGOL | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 51Estrutura de repetição FAÇA ENQUANTO em PORTUGOL | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 52Estrutura de repetição PARA decrescente em FLUXOGRAMA | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 53Estrutura de repetição PARA decrescente no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 54Estrutura de repetição PARA decrescente em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 55Repetição com incremento diferente de 1 em fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 56Repetição com incremento diferente de 1 no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 57Repetição com incremento diferente de 1 em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 58Repetição com limites definidos pelo usuário | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 59Repetição com limite definido pelo usuário no Scratch | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 60Repetição com limite definido pelo usuário em Portugol | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 61Calcular a tabuada de x em Fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 62Calcular a tabuada de x no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 63Calcular a tabuada com a linguagem Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 64Calcular o fatorial de um número em Fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 65Algoritmo para calcular o fatorial no Scratch | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 66Algoritmo para calcular o fatorial em Portugol | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 67Algoritmo para o fatorial - versão 2 | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 68Algoritmo para calcular o fatorial no Scratch versão 2 | Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 69Algoritmo para o fatorial em Portugol versão 2 | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 70Algoritmo para verificar se um número é primo | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 71Verificar se um número é primo no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 72Verificar se um número é primo com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 73Como descobrir um número perfeito com fluxograma | Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 74Como descobrir um número perfeito no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 75Como descobrir um número perfeito em Portugol | Curso de Algoritmo e Lógica de Programação | Aula 76Sequência de fibonacci com fluxograma | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 77Sequência de fibonacci no Scratch | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 78Sequência de fibonacci com Portugol | Curso de Algoritmos e Lógica de Programação | Aula 79Introdução à estrutura de dado lista no ambiente de programação Scratch | Aula 80Em uma lista de 10 notas, descobrir a menor, a maior e a média da turma no Scratch | Aula 81Gerar uma terceira lista com os elementos repetidos no ambiente de programação Scratch | Aula 82Faça um programa que simule o atendimento nos caixas de uma agência bancária no Scratch | Aula 83VETOR - estrutura de dados homogênea (array unidimensional) | Aula 84Como ler um vetor (array unidimensional) a partir do teclado? | Aula 85Menor nota, maior nota e média das notas de um vetor (array)? | Aula 86Como garantir que uma nota digitada pelo usuário é valida? | Aula 87Calcule os primeiros 25 termos da sequência de Fibonacci e salve em um vetor | Aula 88Estrutura de dado MATRIZ (array bidimensional) em Portugol | Aula 89Como ler os valores de uma MATRIZ (array bidimensional) do teclado em Portugol | Aula 90Como contar as vogais em uma MATRIZ (array bidimensional) de caracteres em Portugol | Aula 91Faça um programa em Portugol para SOMAR as matrizes A e B e salvar na matriz C | Aula 92Por que precisamos de duas repetições para percorrer uma matriz? | Aula 93Como imprimir a transposta de uma matriz (matriz transposta) em Portugol? | Aula 94Faça um programa em Portugol para simular a reserva de assentos em uma sala de cinema | Aula 95DÚVIDA | Calcular o somatório de 0 até n onde n é um valor informado pelo usuário | Aula 96Como preencher um vetor / matriz gerando números aleatórios em Portugol | Aula 97Como imprimir a diagonal principal e secundária de uma matriz em Portugol | Aula 98Como imprimir os elementos acima da diagonal principal de uma matriz em Portugol | Aula 99Descobrindo se uma matriz é um QUADRADO MÁGICO com a linguagem Portugol | aula 100JOGO DA VELHA com a linguagem Portugol | aula 101Como e por que modularizar nosso programa criando funções e procedimentos? | aula 102Como criar um procedimento sem parâmetro em Portugol? | aula 103Como criar um procedimento com parâmetro em Portugol? | aula 104Como criar uma função sem parâmetro em Portugol? | aula 105Como criar uma função que recebe parâmetros em Portugol? | aula 106O que é uma Variável Global e Escopo da Variável? | aula 107Dúvida | Como calcular o somatório dos números ímpares e a média dos números pares? | aula 108QUADRADO MÁGICO com funções e procedimentos na linguagem Portugol | aula 109JOGO DA VELHA com funções e procedimentos na linguagem Portugol | aula 110O que é uma função / procedimento recursivo? | aula 111Como calcular o fatorial com recursão? | aula 112Como calcular a sequência de FIBONACCI com recursão em Portugol? | aula 113Recursão sempre será eficiente? | aula 114Como gerar n linhas onde a primeira possui 1 número 1 e a enésima possui n números n? | Aula 115Como descobrir todos os números primos entre 1 e 500? | Aula 116Como simular 200 lançamentos de um dado? | Aula 117JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte I | Aula 118JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte II | Aula 119JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte III | Aula 120Passagem de parâmetros por VALOR e por REFERÊNCIA em Portugol | Aula 121Como salvar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 122Como acrescentar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 123Como LER dados de um ARQUIVO TEXTO com Portugol | Aula 124Como ordenar um vetor de inteiros com Portugol? | Algoritmo Bubble Sort | Aula 125Como ordenar um vetor com o algoritmo SELECTION SORT | Ordenação por seleção | Aula 126Como ordenar um vetor com o algoritmo INSERTION SORT | Ordenação por inserção | Aula 127Dúvida | Como calcular a idade do usuário com DIA MÊS e ANO? | Aula 128Dúvida | Bitmap - matriz de bits - Como rotacionar uma matriz de bits em 90 e 180 graus? | aula 129Dúvida | Como calcular a tabuada várias vezes com limite definido pelo usuário? | aula 130Dúvida | Como criptografar / descriptografar uma frase com Portugol? | aula 131Dúvida | Como descobrir se uma palavra é PALÍNDROMA em Portugol? | aula 132Dúvida | Como descobrir se uma FRASE é PALÍNDROMA com a linguagem Portugol? | aula 133Dúvida | Como inverter um número com a linguagem Portugol? | aula 134Dúvida | Como identificar a faixa etária pela idade do usuário com a linguagem Portugol? | aula 135Dúvida | Como preencher vetor enquanto o salário digitado for maior que zero em Portugol? | aula 136Dúvida | Como funciona o Algoritmo de Ordenação Merge Sort? Implementação em Portugol | aula 137Dúvida | Como ler data de nascimento e calcular quantos dias o usuário viveu em Portugol? | aula 138Dúvida | Fiz um loop infinito! E agora? Como calcular idade com DIA MÊS e ANO? | Aula 139Dúvida | Como fazer um algoritmo para descobrir se um triângulo é retângulo? | Aula 140Como criar um algoritmo em Portugol para resolver uma equação com a fórmula de Bhaskara? | aula 141Dúvida | Como calcular a distância euclidiana entre dois pontos com a linguagem Portugol? | aula 142Dúvida | Como realizar a multiplicação sem o operador de multiplicação ( * ) em portugol? | aula 143Dúvida | Como definir a quantidade de casas decimais de um número real em portugol? | aula 144Como baixar, instalar e testar a ferramenta Flowgorithm para testar seus fluxogramas? aula 145Como descobrir se um número é positivo, negativo ou zero no Flowgorithm com uma decisão? | aula 146Como usar a estrutura de repetição para calcular a tabuada no flowgorithm? | aula 147Como desenvolver um Jogo das Cores no ambiente de programação Scratch? | aula 148Como fazer uma função em Portugol para contar as ocorrências de um caracter em uma frase | aula 149Como calcular a média aritmética de uma quantidade arbitrária de valores em Portugol? | aula 150Como concatenar - juntar - texto e o valor de variáveis no Flowgorithm? | aula 151Como calcular a Sequência de Fibonacci no Flowgorithm? Algoritmo Sequência de Fibonacci | aula 152