Curso de programação de jogos utilizando a linguagem Basic
Comece a desenvolver games com este curso online e gratuito.
- Empresa: Active Softclive
- Carga horária: 1 hora e 29 minutos
- Nível do curso: Básico
O mercado para desenvolvedores de games no Brasil está em crescimento. Mesmo com a indústria ainda engatinhando em relação a países como os Estados Unidos, os brasileiros estão começando a encontrar seus próprios caminhos para conseguir fazer sucesso neste competitivo mercado.
Mas para entrar neste mundo do desenvolvimento de jogos as pessoas precisam ter conhecimentos de programação. A boa notícia é que existem uma série de ferramentas e cursos que ajudam os profissionais a começaram a aprender a desenvolver sem precisar pagar nada, o que pode ser um período interessante para que as pessoas realmente saibam se é aquilo que elas querem fazer como profissão.
Dentre todas as linguagens de programação disponíveis para os programadores começarem a criar seus próprios jogos é o Basic. Afinal de contas, trata-se de uma linguagem relativamente fácil de ser aprendida, além de ser intuitiva e divertida para quem gosta de lidar com códigos e linhas de programação.
Saiba como começar a utilizar esta linguagem neste curso de programação de jogos utilizando a linguagem Basic.
Não deixe de conferir também outros dois cursos interessantes para quem deseja trabalhar nesta indústria:
Curso de criação de Jogos Digitais usando o Construct 2
Curso de criação de jogos – Jogo de Nave no Flash CS6
Sobre o curso
Este curso tem como principal objetivo oferecer as ferramentas para que as pessoas possam desenvolver o seu primeiro game com a linguagem Basic. O curso inicia com o compilador Qbasic e a medida que o aluno vai avançando o Qbasic vai sendo deixado de lado para dar lugar ao FreeBasic (um compatível mais moderno).
Download do material de apoio
Para melhor aproveitar as aulas os alunos precisam baixar determinados materiais. Confira a lista:
Primeira 1: Introdução ao Qbasic e primeiros comandos
Segunda 2: Manipulação de strings
Parte 3: Entrada, desvios condicionais e formatação
Parte 4: Fluxogramas e laços
Parte 5: Subrotinas, Funções e Screens
Parte 6: Gráficos no Qbasic
Parte 7: Funções matemáticas!
Parte 8: Tipos definidos pelo usuário, matrizes e vetores
Parte 9: Tabelas Internas
Download dos programas necessários
Baixe também os programas que devem ser instalados para fazer os exercícios propostos durante o curso:
Estrutura do curso
- Parte 1 – Configuração do Qbasic
- Parte 2 – Configuração do FreeBasic
- Parte 3 – Comandos REM, CLS, PRINT
- Parte 4 – Comando INPUT
- Parte 5 – Comandos: LOCATE, END e WIDTH
- Parte 6 – Tipos e variáveis
- Parte 7 – Comandos COLOR
- Parte 8 – Comandos SLEEP e INPUT$(N)