O Gentoo Linux pode ser considerado como uma metadistribuicao de um sistema gerenciador de pacotes. A nomenclatura usada no desenvolvimento do sistema e seus produtos é inspirada na espécie de pinguim Gentoo. De acordo com seus desenvolvedores, o gerenciamento de pacotes é projetado para ser modular, portátil, fácil de manter, flexível e otimizado para a máquina que será a usuária.
Portage é o sistema de gerenciamento de pacotes do Gentoo. Ele é similar ao ports do BSD: o design original foi baseado no ports do FreeBSD. Em contraste, a árvore do Portage não contém diretórios com makefiles, mas com as chamadas ebuilds, scripts bash que descrevem funções separadas para baixar, configurar, compilar, instalar e remover um pacote, além de funções adicionas que podem ser utilizadas no ambiente operacional para um pacote.
Aprenda mais sobre Gentoo neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Linux par Leigos.
Sobre o curso
Neste curso online e gratuito, os estudantes poderão aprender mais sobre as principais características relacionadas a este sistema operacional. Ao longo do curso, os estudantes poderão conferir desde a base, através da instalação, até algumas configurações básicas para começar a utilizar o mesmo.