História da Educação no Brasil
Aprenda mais sobre a constituição histórica do Brasil e momentos fundamentais da criação do sistema de ensino nacional.
Sobre o curso
Neste curso os alunos poderão entender melhor sobre a constituição histórica da escola do Brasil. Ao longo das aulas serão apresentadas alguns momentos considerados chaves para a criação e também para o desenvolvimento do ensino mantido pelo Estado. Dentre os temas abordados ao longo do curso está a organização institucional da escola, de seus personagens e dos conhecimentos que fundamentam as práticas escolares.Estrutura do curso
- Aula 1 – Introdução à disciplina
- Aula 2 – A escola ontem e hoje
- Aula 3 – A igreja e a ação dos jesuítas nos primórdios
- Aula 4 – Reformas Pombalinas
- Aula 5 – A ação do Estado na institucionalização da es
- Aula 6 – Modelo da escola graduada como referência
- Aula 7 – Os grupos escolares como modelo de organização
- Aula 8 – Família versus escola em disputa pelos tempos inf
- Aula 9 – Dos modos de ensinar e aprender: método individua
- Aula 10 – A seleção dos alunos no sistema escolar
- Aula 11 – A constituição da Escola Normal e a difusão de
- Aula 12 – O movimento escolanovista no Brasil
- Aula 13 – O ruralismo: as escolas do campo
- Aula 14 – Expansão do ginásio e do ensino secundário
- Aula 15 – Ensino superior: organização e expansão
- Aula 16 – A transformação da criança em aluno
- Aula 17 – A coeducação dos sexos
- Aula 18 – Paulo Freire e sua proposta de ensino para jovens
- Aula 19 – Os negros na expansão da escola
- Aula 20 – Os índios na expansão da escola
- Aula 21 – A inclusão do “diferente” nas salas de aula regulares
- Aula 22 – Os professores como funcionários do Estado:
- Aula 23 – A feminização do magistério.
- Aula 24 – A formação dos professores: o conhecimento cien
- Aula 25 – O sindicalismo docente.
- Aula 26 – As greves dos professores.
- Aula 27 – Formação e profissionalização: desafios atuais
- Aula 28 – Encerramento da disciplina
Aulas:
-
História da Educação no Brasil - Aula 1 - Introdução à disciplinaHistória da Educação no Brasil - Aula 2 - A escola ontem e hojeHistória da Educação no Brasil - Aula 3 - A igreja e a ação dos jesuítas nos primórdiosHistória da Educação no Brasil - Aula 4 - Reformas PombalinasHistória da Educação no Brasil - Aula 5 - A ação do Estado na institucionalização da esHistória da Educação no Brasil - Aula 6 - Modelo da escola graduada como referênciaHistória da Educação no Brasil - Aula 7 - Os grupos escolares como modelo de organização1História da Educação no Brasil - Aula 8 - Família versus escola em disputa pelos tempos infHistória da Educação no Brasil - Aula 9 - Dos modos de ensinar e aprender: método individuaHistória da Educação no Brasil - Aula 10 - A seleção dos alunos no sistema escolarHistória da Educação no Brasil - Aula 11 - A constituição da Escola Normal e a difusão deHistória da Educação no Brasil - Aula 12 - O movimento escolanovista no BrasilHistória da Educação no Brasil - Aula 13 - O ruralismo: as escolas do campoHistória da Educação no Brasil - Aula 14 - Expansão do ginásio e do ensino secundárioHistória da Educação no Brasil - Aula 15 - Ensino superior: organização e expansãoHistória da Educação no Brasil - Aula 16 - A transformação da criança em alunoHistória da Educação no Brasil - Aula 17 - A coeducação dos sexosHistória da Educação no Brasil - Aula 18 - Paulo Freire e sua proposta de ensino para jovensHistória da Educação no Brasil - Aula 19 - Os negros na expansão da escolaHistória da Educação no Brasil - Aula 20 - Os índios na expansão da escolaHistória da Educação no Brasil - 21 - A inclusão do "diferente" nas salas de aula regularesHistória da Educação no Brasil - 22 - Os professores como funcionários do Estado:História da Educação no Brasil - Aula 23 - A feminização do magistério.História da Educação no Brasil - Aula 24 - A formação dos professores: o conhecimento cienHistória da Educação no Brasil - Aula 25 - O sindicalismo docente.História da Educação no Brasil - Aula 26 - As greves dos professores.História da Educação no Brasil - 27 - Formação e profissionalização: desafios atuaisHistória da Educação no Brasil - Aula 28 - Encerramento da disciplina