Empirismo e Pragmatismo são dois importantes conceitos na filosofia. O empirismo foi criado como uma teoria do conhecimento que afirma que as pessoas só podem conhecer algo a partir de uma experiência sensorial. Ou seja, para os que pertencem ou pertenciam a esta escola, o papel da experiência e da evidência são fundamentais.
Já o Pragmatismo constitui uma escola da filosofia que foi estabelecida no final do século XIX que tenta dar sentido a uma ideia, alegando que esta relação só pode ser feita ao conjunto dos seus desdobramentos práticos. Basicamente é a ideia de reduzir todo e qualquer fenômeno apenas aos seus aspectos mais úteis e necessários. As grandes discussões que acabam surgindo desta escola é justamente tentar entender o que poderia ser considerado útil ou necessário.
Entenda um pouco melhor sobre estes dois importantes conceitos da filosofia e também saiba como eles estão inseridos no contexto atual da sociedade com este curso online de Empirismo e Pragmatismo Contemporâneo. E não deixe de conferir também outros cursos de filosofia disponíveis aqui no Cursou.
Sobre o curso
Este curso foi criado a partir de palestras que aconteceram no Centro Universitário Maria Antônia. O principal objetivo é apresentar aos estudantes o enfoque sistêmico dos filósofos empiristas e sua divergência teórica apresentada pelos pragmatistas, e as diferenças internas a ambos os grupos, representadas por Carnap e Quine no empirismo e Putnam e Rorty no Pragmatismo.
Estrutura do curso
1ª palestra – Carnap e o princípio de tolerância
2ª palestra – O empirismo sem dogmas de Quine
3ª palestra – Putnam e o realismo com uma face humana