Introdução à Administração Estratégica – Curso da FGV
Aprenda tudo sobre administração estratégica neste curso da Fundação Getúlio Vargas.
- Professor: David Menezes Lobato
- Empresa: FGV
- Carga horária: 5 Horas
- Nível do curso: Básico
- Possui certificado: 1
A administração conta com diversos campos e diferentes metodologias que podem se encaixar nos mais variados casos. A Administração Estratégica é um conceito mais amplo que tem como principal objetivo analisar o todo de uma empresa, baseando suas ações com base em uma análise dos pontos fortes e pontos fracos da instituição.
A diferença de outros tipos de administração é que a estratégica pensa mais no futuro do que no presente. Ou seja, os administradores que trabalham neste campo traçam metas e estratégias para que uma determinada organização construa o seu próprio futuro. Para que isso ocorra, é necessário buscar compromisso, comprometimento e participação de todas as pessoas envolvidas no processo.
Aprenda mais sobre este conceito no curso Introdução à Administração Estratégica desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas.
Sobre o curso
O curso tem como principal objetivo revisitar, por meio de um olhar mais estratégico, os caminhos percorridos pelas organizações do planejamento à administração estratégica. As aulas apresentam um enfoque sistêmico sobre o processo de administração estratégica, apresentando o conceito e também discutindo a importância do planejamento e analisando os modelos de mudança.
Sobre o professor
Este curso é ministrado por David Menezes Lobato. Ele é Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada – an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional.
Estrutura do curso
- Unidade 1 – concepção de planejamento
- 1.1 – novo modelo de administração estratégica
- 1.2 – evolução do pensamento sobre administração estratégica
- 1.3 – anos 50 – planejamento financeiro
- 1.3.1 – perigos do controle centralizado
- 1.4 – anos 60 – planejamento a longo prazo
- 1.4.1 – curva de experiência – estratégia futurista
- 1.4.1.1 – premissas para pensamento a longo prazo
- 1.4.2 – problemas e soluções do longo prazo
- 1.5 – anos 70 – estratégia – palavra-chave no planejamento
- 1.5.1 – conceitos e variáveis do planejamento estratégico
- 1.5.2 – diferenças entre eficiência e eficácia
- 1.5.3 – definição do foco estratégico
- 1.5.4 – três características do planejamento estratégico
- 1.5.4.1 – diferença entre planejamento e realização
- 1.6 – anos 80 – administração estratégica – planejamento e execução
- 1.6.1 – novos conceitos de planejamento e estratégia
- 1.6.1.1 – peculiaridades de cada caso
- 1.6.2 – questões para reflexão
- 1.6.3 – forças competitivas ou concorrentes
- 1.6.4 – cadeia de valor – produção organizada
- 1.6.4.1 – atividades primárias – negócio em si
- 1.6.4.2 – atividades de suporte – melhoria do negócio
- 1.6.4.3 – ajuste da estratégia à realidade
- 1.6.5 – riscos da administração estratégica
- 1.7 – anos 90 – gestão estratégica para integração dos níveis de decisão
- 1.8 – síntese da unidade
- Unidade 2 – enfoque global ou sistêmico
- 2.1 – visão global
- 2.2 – detalhes importantes
- 2.3 – organização das responsabilidades
- 2.4 – coordenação estratégica e harmônica
- 2.5 – direção estratégica – ultrapassagem de obstáculos
- 2.6 – execução do plano estratégico
- 2.6.1 – etapas do controle estratégico
- 2.7 – visões do negócio – atividade da empresa
- 2.8 – mercado e cliente
- 2.8.1 – comunicação mercadológica – aproximação aos clientes
- 2.9 – síntese da unidade
- Unidade 3 – visão estratégica do negócio
- 3.1 – elementos-chave da visão estratégica
- 3.2 – tipos de visões estratégicas – ampla e restrita
- 3.3 – vantagens do planejamento
- 3.4 – conhecimento do mercado
- 3.4.1 – comunicação com o mercado-cliente
- 3.5 – previsões do mercado ou cenários
- 3.6 – síntese da unidade
- Unidade 4 – mudanças de estratégia
- 4.1 – resistência às mudanças
- 4.2 – curva S
- 4.2.1 – fase I – ascendente
- 4.2.2 – descontinuidade tecnológica – necessidade de mudança
- 4.2.3 – fase II – momento de atenção
- 4.2.3.1 – principais riscos e armadilhas
- 4.3 – gerenciamento das descontinuidades – atenção às mudanças
- 4.4 – síntese da unidade
- Unidade 5 – cenário cultural
- 5.1 – filme
- 5.2 – obra literária
- 5.3 – obra de arte
- Unidade 6 – auto-avaliação
- 6.1 – Auto-avaliação
- Unidade 7 – encerramento
- 7.1 – pós-teste
- 7.2 – fechamento