Introdução à Administração Estratégica – Curso da FGV

Aprenda tudo sobre administração estratégica neste curso da Fundação Getúlio Vargas.

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Introdução à Administração Estratégica – Curso da FGV
  • Professor: David Menezes Lobato
  • Empresa: FGV
  • Carga horária: 5 Horas
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: 1

A administração conta com diversos campos e diferentes metodologias que podem se encaixar nos mais variados casos. A Administração Estratégica é um conceito mais amplo que tem como principal objetivo analisar o todo de uma empresa, baseando suas ações com base em uma análise dos pontos fortes e pontos fracos da instituição.

A diferença de outros tipos de administração é que a estratégica pensa mais no futuro do que no presente. Ou seja, os administradores que trabalham neste campo traçam metas e estratégias para que uma determinada organização construa o seu próprio futuro. Para que isso ocorra, é necessário buscar compromisso, comprometimento e participação de todas as pessoas envolvidas no processo.

Aprenda mais sobre este conceito no curso Introdução à Administração Estratégica desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas.

Sobre o curso

O curso tem como principal objetivo revisitar, por meio de um olhar mais estratégico, os caminhos percorridos pelas organizações do planejamento à administração estratégica. As aulas apresentam um enfoque sistêmico sobre o processo de administração estratégica, apresentando o conceito e também discutindo a importância do planejamento e analisando os modelos de mudança.

Sobre o professor

Este curso é ministrado por David Menezes Lobato. Ele é Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada – an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional.

Estrutura do curso

  • Unidade 1 – concepção de planejamento
  • 1.1 – novo modelo de administração estratégica
  • 1.2 – evolução do pensamento sobre administração estratégica
  • 1.3 – anos 50 – planejamento financeiro
  • 1.3.1 – perigos do controle centralizado
  • 1.4 – anos 60 – planejamento a longo prazo
  • 1.4.1 – curva de experiência – estratégia futurista
  • 1.4.1.1 – premissas para pensamento a longo prazo
  • 1.4.2 – problemas e soluções do longo prazo
  • 1.5 – anos 70 – estratégia – palavra-chave no planejamento
  • 1.5.1 – conceitos e variáveis do planejamento estratégico
  • 1.5.2 – diferenças entre eficiência e eficácia
  • 1.5.3 – definição do foco estratégico
  • 1.5.4 – três características do planejamento estratégico
  • 1.5.4.1 – diferença entre planejamento e realização
  • 1.6 – anos 80 – administração estratégica – planejamento e execução
  • 1.6.1 – novos conceitos de planejamento e estratégia
  • 1.6.1.1 – peculiaridades de cada caso
  • 1.6.2 – questões para reflexão
  • 1.6.3 – forças competitivas ou concorrentes
  • 1.6.4 – cadeia de valor – produção organizada
  • 1.6.4.1 – atividades primárias – negócio em si
  • 1.6.4.2 – atividades de suporte – melhoria do negócio
  • 1.6.4.3 – ajuste da estratégia à realidade
  • 1.6.5 – riscos da administração estratégica
  • 1.7 – anos 90 – gestão estratégica para integração dos níveis de decisão
  • 1.8 – síntese da unidade
  • Unidade 2 – enfoque global ou sistêmico
  • 2.1 – visão global
  • 2.2 – detalhes importantes
  • 2.3 – organização das responsabilidades
  • 2.4 – coordenação estratégica e harmônica
  • 2.5 – direção estratégica – ultrapassagem de obstáculos
  • 2.6 – execução do plano estratégico
  • 2.6.1 – etapas do controle estratégico
  • 2.7 – visões do negócio – atividade da empresa
  • 2.8 – mercado e cliente
  • 2.8.1 – comunicação mercadológica – aproximação aos clientes
  • 2.9 – síntese da unidade
  • Unidade 3 – visão estratégica do negócio
  • 3.1 – elementos-chave da visão estratégica
  • 3.2 – tipos de visões estratégicas – ampla e restrita
  • 3.3 – vantagens do planejamento
  • 3.4 – conhecimento do mercado
  • 3.4.1 – comunicação com o mercado-cliente
  • 3.5 – previsões do mercado ou cenários
  • 3.6 – síntese da unidade
  • Unidade 4 – mudanças de estratégia
  • 4.1 – resistência às mudanças
  • 4.2 – curva S
  • 4.2.1 – fase I – ascendente
  • 4.2.2 – descontinuidade tecnológica – necessidade de mudança
  • 4.2.3 – fase II – momento de atenção
  • 4.2.3.1 – principais riscos e armadilhas
  • 4.3 – gerenciamento das descontinuidades – atenção às mudanças
  • 4.4 – síntese da unidade
  • Unidade 5 – cenário cultural
  • 5.1 – filme
  • 5.2 – obra literária
  • 5.3 – obra de arte
  • Unidade 6 – auto-avaliação
  • 6.1 – Auto-avaliação
  • Unidade 7 – encerramento
  • 7.1 – pós-teste
  • 7.2 – fechamento

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