Curso de BSC: Introdução à Criação e Execução da Estratégia
Saiba como aplicar e utilizar essa metodologia na estratégia da sua empresa.
- Empresa: FGV
- Nível do curso: Básico
- Possui certificado: 1
Um termo que costuma ser utilizado bastante quando estamos falando de analise e estratégia para empresas é o Balanced Scorecard, que pode ser chamado apenas pela sua sigla, BSC. De uma forma geral, ela pode ser traduzida como “Indicadores Balanceados de Desempenho” é se trata de uma metodologia de medição e gestão de desempenho.
Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho
Aprenda mais sobre BSC e Introdução à Criação e Execução da Estratégia neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Balanced Scorecard.
Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os estudantes podem aprender mais sobre como funciona a metodologia conhecida como BSC. Ao longo do curso os estudantes poderão aprender como utilizar essa metodologia na estratégia e no caminho para que as organizações consigam conquistar vantagens mais competitivas.
O curso é destinado e recomendado para os estudantes de Ensino Médio e Superior, professores da rede pública e privada de ensino e outros profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema do curso.
Programa do curso
Unidade 1 – Estratégia
1.1. Criação e Definição da Estratégia
1.2. Competitividade
1.3. Etapas do Sistema Gerencial
Unidade 2 – Visão Sistêmica da Organização
2.1. Desempenho
2.2. Execução da Estratégia
2.3. Sistema Gerencial
Unidade 3 – Desenvolvimento da Estratégia
3.1. Fluxo de Planejamento Estratégico
3.2. Atividades Preliminares
3.3. Valores Essenciais
3.4. Missão
3.5. Análise SWOT
3.6. Rivalidade entre Concorrentes
3.7. Barreiras Existentes
3.8. Planejamento e Análise de Cenários
3.9. Fatores Críticos de Sucesso
3.10. Definição dos Temas e Objetivos Estratégicos
Unidade 4 – Tradução da Estratégia
4.1. Estratégia
4.2. Comunicação e Desdobramento da Estratégia
4.3. Fluxograma Funcional de Processo
Sobre o certificado
Ao final do curso, os estudantes poderão obter um certificado digital de conclusão do mesmo. Para isso, os alunos devem se inscrever na plataforma de educação online da FGV e realizar todas as atividades propostas pelo programa.