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Informática Programação

Curso de Desenvolvimento de Jogos

Entenda os conceitos básicos para desenvolver jogos neste curso online.
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Curso de Desenvolvimento de Jogos
  • Empresa: Bateria de Jogos
  • Carga Horária: 16 horas
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: Não

O desenvolvimento de jogos deixou de ser um assunto distante no Brasil para se tornar muito presente na vida de milhares de pessoas. Com o crescimento da economia do País muitos começaram a investir mais dinheiro neste hobby, o que começou a chamar mais a atenção das grandes empresas internacionais do ramo.

Com isso, um mercado até então inédito começou a se formar no Brasil, com uma grande quantidade de empresários brasileiros que decidiram apostar na ideia de abrirem empresas de desenvolvimento de jogos nacionais. E com isso também aumentou muito a procura por profissionais da área.

No início muitos profissionais acabaram vindo de outras áreas apenas por gostar de jogos eletrônicos, mas com o passar do tempo uma série de cursos e grades curriculares foram sendo criadas com o objetivo de formar profissionais especificamente para estas funções.

Neste curso de desenvolvimento de jogosos estudantes poderão ter alguns conceitos básicos importantes para começar a trabalhar ou entender melhor como funciona a indústria e quais serão os conhecimentos necessários para seguir em frente.

Não deixe de complementar seus estudos com o curso de Criação de Jogos Digitais usando Construct 2.

Sobre o curso

Diferentemente de outros cursos de desenvolvimento de jogos que se preocupam apenas com os conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de jogos, neste curso os estudantes também poderão ter pinceladas teóricas importantes para entender o contexto geral no qual este segmento está inserido.

Na parte técnica, o curso se utiliza do UDK (Unreal Development Kit) para ensinar o básico que qualquer profissional precisa saber antes começar a trabalhar especificamente com o desenvolvimento de games.

Estrutura do curso

Aula 1 – As Entrelinhas | Part 1
Histórico e conceitos dos jogos.

Aula 2 – As Entrelinhas | Part 2
Características dos jogos, mercado e história no Brasil.

Aula 3 – As Entrelinhas | Part 3
Reação das pessoas aos jogos, influência do público no mercado, e mercado no Brasil.

Aula 4 – Introdução
Introdução e produção de jogos.

Aula 5 – GDD e Enginers
GDD e função das enginer’s.

Aula 6 – Interface
Interface e atalhos da área de trabalho do UDK.

Aula 7 – Modelagem e Aspectos do UDK
Modelagem e aspectos de trabalho com UDK.

Aula 8 – Iluminação e Content Browser
Iluminação e funcionamento do Content Browser.

Aula 9 – Iluminação e Volume de Luz
Entendendo conceitos de iluminação e Volume de Luz.

Aula 10 – Criando jogo, terreno e review
Reviews do Bateria de jogos, Criação do Terreno e demonstração de cenário profissional.

Aula 11 – Criando jogo, texturizando terreno
Texturizando o terreno do jogo.

Aula 12 – Criando Jogo, modelando uma casa
Modelando uma casa simples dentro do seu terreno.

Aula 13 – Criando jogo, iluminando a cena
Iluminando nosso terreno.

Aula 14 – Criando Jogo, colocando o céu
Colocando o céu em nosso mapa para o jogo.

Aula 15 – Criando jogo, Água e Volumes
Colocando água e volumes em nosso cenário, aprendendo a criar ambientações.

Aula 16 – Criando jogo, veículos, armas e bots
Adicionando veículos, armas e botas (Player Start) a nosso jogo.

Aula 17 – Criando jogo, path’s e lógica
Criando a lógica do game com path’s do UDK.

Aula 18 – Distribuição, Unreal Forntend
Distribuindo o game a partir do aplicativo Unreal Forntend, que vem com o pacote do UDK.

Aula 19 – SpeedTree, criando arvores
Aprendendo a utilizar o SpeedTree para compor arvores.

Aula 20 – SpeedTree no UDK
Importando modelos do SpeedTree para dentro do UDK.

Aula 21 – Introdução ao Kismet e ao Matinee
Introdução a programação visual com Kismet e animação com Matinee.

Aula 22 – Kismet, Toggle, Toggle Light
Aprendendo a função Toggle no KISMET e a utilização da ToogleLigth.

Aula 23 – Toggle Material, Material Actor,Switch
Continuando o KISMET, falaremos de Toggle Material com Material Actor e Matinee, aprendendo a usar o SWITCH.

Aula 24 – Kismet Announcement, Conceito Delay
Aprenderemos a fazer impressões de tela com Announcement e o conceito de DELAY em jogos!

Aula 25 – KISMET variáveis e Condicionais
Introdução a variáveis e condicionais no KISMET. Lógica de operações!

Aula 26 – Remote Event,Play Sound Modufy, Health
Aprendendo a criar Remote Events, customizar sons com Play Sound e Sound CUE editor e Modificando a vida do personegem com Modify Health.

Aula 27 – Kismet Movers
Aprendendo a utilizar os MOVERS com o KISMET! Colocando ações em objetos!

Aula 28 – Introdução ao Material Editor
Introdução ao Material Editor!

Aula 29 – Material editor, Multiply e Lerp
Material editor, entendendo o Muliply e Lerp.

Aula 30 – Material Editor, Specular Channel
Material Editor, Specular Channel.

Aula 31 – Material Editor, Detalhamento
Detalhamento em texturas com Normal Map.

Aula 32 – Material Editor, BumpOffset
Aprendendo sobre BumpOffset.

Aula 33 – TextureCoordenate e Instance Material
Aprendendo Tileset com MaterialCoordenate e a criar Instâncias de materiais.

Aula 34 – Terrenos, visão geral
Aprendendo a construir terrenos de maneira complexa.

Aula 35 – Fractured Static Meshes
Fractured Static Meshes, objetos quebradiços em cena.

Aula 36 – Sound Cue e Sound Cue Editor
Aula sobre Sound Cue e Sound Cue editor. Aprendendo a criar som.

Aula 37 – SoundActor, SoundSimple e Zones
Conhecendo AmbienteSoundActor, AmbeinteSoundSimple, AmbeitneZones.

Aula 38 – Paticle System, Material Sprite
Sistema de particulas, aprendendo a criar Material Sprite.

Aula 39 – Particle Emitter Parameter

Aula 40 – Particulas e tipos de distribuição
Tipos de distribuição de particulas!

Aula 41 – Particulas, funcções e propriedades
Particulas, parâmetros e propriedades.

Aula 42 – Particle Emitter, Multi-paticulas
Particle Emitter, fogo realista com multiplas particulas.

Aula 43 – Superficies Líquidas Realistas
Criando Superfícies Líquidas em nossos mapas!

Aula 44 – FluidInfluenceActor e detalhes
Detalhando nossas superfícies Liquidas e inserindo Fluid Influence Actors.

Aula 45 – Physics, RigidBody
Estudo de física com RigidBodies.

Aula 46 – Sketal Mesh, AnimSet Basico
Sketal Mesh, AnimSet Basico.

Aula 47 – Introdução, Physics Asset Tool (PhAT)
Sketal Mesh, AnimSet Basico.

Aula 48- PhAT, Rigid Body e Collisions
PhAT, Rigid Body e Collisions.

Aula 49 – PhAT Constraints
Configurando Constraints em nossa personagem.

Aula 50 – AnimTree Introdução
AnimTree, editando nosso personagem!

Aula 51 – AnimSet Editor Cloth Simulation
Cloth Simulation, tecidos incrivelmente realistas!

Aula 52 – Soft Body
Aula sobre Soft Body Dynamics.

Aula 53 – Crowd System, Mesh Spawn
Crowd System, criando Spawn.

Aula 54 – Sockets

Aula 55 – Animação, câmeras e Matinee

Aula 56 – Director Group e Cinematic Mode

Aula 57 – Material Instance Actor, Vector Param

Aula 58 – Light Actor e Light Sound!

Aula 59 – Robot Setup, Cinematic

Aula 60 – Spawling Boot no Matinee Scene

Assista as aulas do curso: Curso de Desenvolvimento de Jogos

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