Cursou – Cursos online grátis
Educação Matemática

Curso de Matemática para o Ensino Fundamental

Confira este curso completo com aulas de matemática para o ensino fundamental.
Ajude a Divulgar o curso:
Curso de Matemática para o Ensino Fundamental
  • Empresa: Telecurso
  • Carga Horária: 18 Horas
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: Não

A matemática é uma das disciplinas mais temidas pela maioria dos alunos, seja ele do ensino público ou do ensino privado. Mas esta é uma das disciplinas mais importantes não apenas para os estudantes de forma individual, mas para o futuro do País. Pesquisas mostram que nos países mais desenvolvidos os alunos conseguem se sair melhor em matemática, o que acaba gerando mais avanços na ciência como um todo.

Um dos motivos pelos quais a matemática é temida pelos estudantes, segundo alguns estudos, está na forma como o conteúdo acaba sendo abordado dentro das salas de aulas, com problemas relacionados também a falta de capacitação de muitos docentes.

Por isso muitos pais optam por colocar seus filhos em cursos particulares ou aulas extras de matemática para que eles consigam entender melhor esta disciplina.

Também é possível ter acesso a um curso completo de matemática do ensino fundamental, disponível nesta página.

Sobre o curso

Este curso de matemática de ensino fundamental foi criado dentro do projeto Telecurso, referência no segmento de aulas a distância no Brasil, quando os vídeos eram transmitidos pela televisão aberta. Cada aula conta com a abordagem de um conteúdo de matemática.

O grandes diferenciais do curso é a apresentação da teoria da matemática sempre vinculada com situações da vida cotidiana. O curso está completamente disponível online e os estudantes podem tanto acompanhar na sequência do programa quanto também ver e rever as aulas mais importantes para cada um.

Estrutura do curso

Aula 01 – Nesta primeira teleaula, você vai conhecer as técnicas da Matemática e como usar a cabeça para tirar o melhor proveito dela com as suas próprias ideias.

Baixe aqui a Apostila

Aula 02 – Os números são as grandes vedetes no curso de Matemática. Por isso, você vai saber um pouco mais sobre a história deles.

Baixe aqui a Apostila

Aula 03 – Grandes quantidades podem ser contadas de um jeito fácil. Você verá que é possível agrupar de cinco em cinco, de sete em sete, enfim, de várias maneiras. Além disso, descobrirá que, aprendendo a contar com os dedos da mão, o homem acabou agrupando as coisas de dez em dez. Por isso, nosso sistema de numeração se chama decimal.

Baixe aqui a apostila

Aula 04 – Os temas desta teleaula serão a adição e a subtração. Você verá que a primeira constrói os números e serve para juntar, acrescentar; a segunda desfaz o que a adição faz e serve para retirar, comparar e completar. Além disso, você perceberá que, se colocarmos os resultados das contas num gráfico, eles ficarão bem mais claros.

Baixe aqui a apostila

Aula 05 – A soma é uma operação matemática usada o tempo todo no dia-a-dia. Você descobrirá que somar números grandes é tão fácil quanto somar números pequenos, só demora um pouco mais.

Baixe aqui a apostila

Aula 06 – A subtração também é necessária em várias situações do cotidiano. Você aprenderá a executar, com segurança, a subtração de números inteiros e com vários algarismos.

Baixe aqui a apostila

Aula 07 – A adição tem qualidades especiais – ou propriedades. Você verá que a primeira diz que a ordem das parcelas não altera a soma e a segunda pode ser enunciada assim: a ordem que se junta às parcelas não altera a soma.

Baixe aqui a apostila

Aula 08 – A multiplicação e a divisão são operações inversas, assim como a adição e a subtração. Você aprenderá que a multiplicação nada mais é que a soma de parcelas iguais. Além disso, saberá que a divisão tem a ver com distribuição em partes iguais.

Baixe aqui a apostila

Aula 09 – A multiplicação também possui propriedades. Você aprenderá que, se um número multiplica uma soma, então, ele multiplica também cada um dos elementos dessa soma.

Baixe aqui a apostila

Aula 10 – Nesta teleaula, você aprenderá as técnicas de cálculo da multiplicação e saberá como utilizá-las para multiplicar grandes quantidades.

Baixe aqui a apostila

Aula 11 – Medir é tão importante como contar no dia-a-dia. Você descobrirá que existem várias maneiras de se medir coisas distintas e que, para cada medição, são usados instrumentos diferentes.

Baixe aqui a apostila

Aula 12 – A divisão ajuda muito quando é preciso lidar com contas que não se podem calcular de cabeça. No entanto, você vai aprender que nem sempre as contas de dividir são exatas.

Baixe aqui a apostila

Aula 13 – Existem unidades padronizadas e específicas para todo o tipo de medidas. Você verá que para medir o comprimento das coisas, usa-se o quilômetro, o metro, o centímetro e o milímetro; para calcular uma área, usa-se o metro quadrado e o quilômetro quadrado; para medir massas, usa-se o quilograma, o grama e a tonelada; para medir a capacidade, usa-se o litro e o mililitro.

Baixe aqui a apostila

Aula 14 – Você aprenderá a calcular a área de algumas figuras, como o quadrado e o retângulo. Além disso, verá que é possível transformar outras figuras em retângulos e, daí, calcular sua área.

Baixe aqui a apostila

Aula 15 – Nesta teleaula, você verá que os números com vírgula, ou números decimais, servem para representar quantidades menores que uma unidade.

Baixe aqui a apostila

Aula 16 – Os múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida ajudam a enfrentar situações cotidianas de medição. Para tirá-las de letra, você aprenderá os múltiplos e submúltiplos do metro, do grama e do litro.

Baixe aqui a apostila

Aula 17 – Números decimais também podem ser somados e subtraídos. Você verá que essas operações são as mesmas feitas com números sem vírgula, tomando como único cuidado colocar sempre vírgula debaixo de vírgula, para não alterar as medidas.

Baixe aqui a apostila

Aula 18 – Devido ao uso do sistema decimal, as multiplicações e divisões por 10, 100 e 1.000 podem ser feitas de cabeça. Você aprenderá que, para isso, basta mover os algarismos pelas ordens de acordo com a conta. Além disso, verá que essas multiplicações e divisões são muito úteis para converter uma unidade de medida em outra.

Baixe aqui a apostila

Aula 19 – A multiplicação e a divisão também podem ser operadas com números decimais. Você verá que, na primeira, o resultado deve ter um número de casas decimais que é a soma das casas decimais dos dois números que foram multiplicados. Além disso, você saberá que a divisão de um número decimal por um número inteiro pode ser prolongada: para isso, basta colocar uma vírgula no quociente e seguir com a conta.

Baixe aqui a apostila

Aula 20 – As principais teclas de uma máquina de calcular comum podem ser grandes aliadas na hora de fazer cálculos. Você vai aprender a identificar cada uma delas e saberá que a máquina precisa ser tratada com todo cuidado para continuar acertando as contas.

Baixe aqui a apostila

Aula 21 – Nesta teleaula, você verá que um número é múltiplo de outro quando o resto da divisão desses números for zero.

Baixe aqui a apostila

Aula 22 – O Maior Divisor Comum entre dois números é conhecido por MDC. Você aprenderá a encontrar vários divisores de um número por meio da fatoração.

Baixe aqui a apostila

Aula 23 – A fração é um número que representa parte de um todo, dividido em pedaços exatamente iguais. Você verá alguns exemplos de frações, como dois terços do total de votos, meia laranja e um quarto de 12 bolas de futebol.

Baixe aqui a apostila

Aula 24 – Frações diferentes podem representar quantidades iguais. Você aprenderá que, quando isso acontece, diz-se que essas frações são equivalentes. Além disso, saberá que, num grupo de frações equivalentes, a mais simples é aquela que divide o todo no menor número de partes.

Baixe aqui a apostila

Aula 25 – Sabia que é possível comparar frações com denominadores iguais? Além de conferir como isso pode ser feito, você saberá como substituir frações de denominadores diferentes por outras equivalentes a elas.

Baixe aqui a apostila

Aula 26 – Uma mesma quantidade pode ser representada de formas diferentes. Você aprenderá como se transforma uma fração em número decimal e, também, a estabelecer um percentual a partir disso.

Baixe aqui a apostila

Aula 27 – As porcentagens podem ser representadas por números decimais. Você aprenderá a calculá-las e verá algumas representações em gráfico de barras.

Baixe aqui a apostila

Aula 28 – Já percebeu que você vive cercado de figuras bidimensionais e tridimensionais? Você aprenderá que a Geometria é uma parte da Matemática que estuda as formas dessas figuras e dos objetos.

Baixe aqui a apostila

Aula 29 – Nesta teleaula, você conhecerá as retas paralelas e perpendiculares, aprenderá o que é ângulo reto e ficará sabendo como a Geometria pode ajudar, e muito, no seu dia-a-dia.

Baixe aqui a apostila

Aula 30 – Ângulo é o nome que se dá à abertura formada por duas semi-retas que partem de um mesmo ponto. Você aprenderá que, para calculá-lo, mede-se a abertura entre os lados e que a unidade de medida utilizada para isso é o grau.

Baixe aqui a apostila

Aula 31 – O ângulo de 180 graus é chamado de raso. Você saberá que, quando dois ângulos formam um ângulo raso, eles são chamados de suplementares. Além disso, verá que, quando duas retas paralelas são cortadas por uma terceira – transversal a elas -, formam-se ângulos correspondentes.

Baixe aqui a apostila

Aula 32 – O triângulo é uma das figuras mais importantes da Geometria. Você saberá que as propriedades dele podem ser utilizadas para fazer uma estante ficar firme e que, até nos jogos de futebol, ouve-se falar em triângulos. Além disso, aprenderá a propriedade mais importante: não importa o tamanho ou o tipo de triângulo, a soma dos ângulos dele será sempre 180 graus.

Baixe aqui a apostila

Aula 33 – A média representa uma situação regular, em que os valores seriam iguais. Você verá alguns exemplos do uso de médias e saberá como se faz para calculá-las. É importante saber que, em Matemática, essa média é chamada de média aritmética.

Baixe aqui a apostila

Aula 34 – Já ouviu falar nas medidas de tendência central, também chamadas de valores centrais? Você verá que, em estatística, essas medidas são: a média, a moda e a mediana. Além disso, vai rever como se calcula a média aritmética de um conjunto de observações e aprenderá como determinar a moda e a mediana.

Baixe aqui a apostila

Aula 35 – Os números negativos foram criados pelo homem para resolver problemas práticos do dia-a-dia. Você verá que eles estão presentes em muitas situações, como nas medidas de temperatura, em saldos bancários, etc. Além disso, aprenderá que esses números também podem ser representados em uma escala.

Baixe aqui a apostila

Aula 36 – A Matemática é muito útil na hora de localizar um ponto num plano. Você verá que isso é possível com a utilização de duas retas numéricas perpendiculares, que se cruzam na origem. Além disso, saberá que a localização de um ponto pode ser determinada por um par de números: as coordenadas.

Baixe aqui a apostila

Aula 37 – O tema desta teleaula será a adição e a subtração de números menores que zero. Você aprenderá que somar uma quantidade negativa é o mesmo que fazer uma subtração. Além disso, verá que subtrair uma quantidade negativa é o mesmo que somar o oposto dessa quantidade, que é um número positivo.

Baixe aqui a apostila

Aula 38 – Nesta teleaula, você conhecerá o significado de lucro e prejuízo e aprenderá a identificá-los em uma venda. Para isso, aproveitará tudo o que já aprendeu sobre porcentagem.

Baixe aqui a apostila

Aula 39 – Você entrará em contato com mais recursos da máquina de calcular. Verá, por exemplo, que ela pode fazer operações que começam com o número negativo: é só digitar o sinal de menos antes. Além disso, descobrirá como é fácil utilizar a memória da máquina para facilitar as contas com grande número de parcelas.

Baixe aqui a apostila

Aula 40 – Os triângulos também possuem classificações. Você aprenderá que, de acordo com os seus ângulos, eles podem ser chamados de acutângulos, retângulos ou obtusângulos. Já em função do tamanho dos seus lados, eles podem ser equiláteros, isósceles ou escalenos.

Baixe aqui a apostila

Aula 41 – Estudando os quadriláteros mais conhecidos e suas propriedades, você aprenderá que alguns deles são chamados paralelogramos – quando têm dois pares de lados paralelos – e outros são chamados trapézios – quando têm apenas um par de lados paralelos.

Baixe aqui a apostila

Aula 42 – Observando a natureza, é possível encontrar uma variedade de formas que se repetem de maneira harmoniosa. Provavelmente, elas inspiraram os seres humanos na hora de construir os mosaicos. Você verá que eles são compostos por figuras chamadas de polígonos, que podem ser regulares – quando têm lados e ângulos iguais – e irregulares – quando nem todos os seus lados e ângulos são iguais.

Baixe aqui a apostila

Aula 43 – A Matemática é uma das muitas formas de comunicar as ideias. Você aprenderá que a linguagem matemática pode ser comunicada por símbolos universais, que podem ser entendidos em todos os lugares.

Baixe aqui a apostila

Aula 44 – O círculo e a circunferência possuem vários elementos, como o raio, o diâmetro, a corda e o arco. Você verá que a divisão do comprimento de qualquer circunferência pelo seu diâmetro tem sempre o mesmo resultado: mais ou menos 3,14. Esse número é chamado de Pi.

Baixe aqui a apostila

Aula 45 – Nesta teleaula, você verá o que é uma dízima periódica e aprenderá a identificar números racionais e irracionais.

Baixe aqui a apostila

Aula 46 – A razão é uma comparação entre dois números. Você verá que ela – também chamada de escala – é usada para fazer mapas, plantas, maquetes e moldes.

Baixe aqui a apostila

Aula 47 – Você aprenderá muita coisa sobre o filósofo e matemático grego Tales de Mileto, a quem é atribuído o famoso Teorema de Tales, utilizado até os dias atuais.

Baixe aqui a apostila

Aula 48 – Figuras semelhantes possuem a mesma forma e tamanhos diferentes. Você verá que a semelhança de duas figuras é estabelecida quando os ângulos correspondentes são iguais e os lados são proporcionais.

Baixe aqui a apostila

Aula 49 – Recordando o que são grandezas, você verá como é possível compará-las para criar razões e proporções. Além disso, aprenderá que duas grandezas – ou duas variáveis – podem se relacionar de maneira invertida, ganhando o nome de proporção inversa.

Baixe aqui a apostila

Aula 50 – A famosa regra de três relaciona alguns elementos conhecidos e um desconhecido. Você conhecerá os dois modos que essa regra possui: as diretamente proporcionais – que têm grandezas que variam da mesma forma, e as inversamente proporcionais – que têm grandezas que variam em sentido diferente.

Baixe aqui a apostila

Aula 51 – A álgebra, as equações e a linguagem matemática são ferramentas poderosas na solução de muitos problemas. Você verá como transformar um problema em uma equação, representando o termo desconhecido por uma letra, que é chamada de incógnita.

Baixe aqui a apostila

Aula 52 – É possível calcular a área de algumas figuras planas decompondo-as em outras, cujas áreas já se sabe determinar. Você acompanhará o cálculo da área do paralelogramo, do trapézio, do triângulo e do losango, além de perceber que, em alguns casos, é preciso estabelecer a área de uma figura por cálculos aproximados.

Baixe aqui a apostila

Aula 53 – Identificando as bases e os expoentes de uma potência, você será capaz de entender a potenciação. Além disso, descobrirá como efetuar a operação inversa: extrair uma raiz quadrada e uma raiz cúbica, utilizando a radiciação.

Baixe aqui a apostila

Aula 54 – O lado maior de um triângulo retângulo chama-se hipotenusa e os outros dois são chamados de catetos. Você conhecerá uma importante propriedade dos triângulos retângulos, que ficou conhecida como Teorema de Pitágoras – cujo nome é uma homenagem a um célebre matemático da antiga Grécia.

Baixe aqui a apostila

Aula 55 – Relembrando assuntos estudados em teleaulas anteriores, você vai rever as características das figuras planas e verá alguns exemplos de como aplicar o Teorema de Pitágoras.

Baixe aqui a apostila

Aula 56 – Você descobrirá qual é a expressão matemática para o cálculo da área do círculo – na qual “r” é o comprimento do raio e Pi é um número irracional. Além disso, aprenderá o que é setor circular e o que é ângulo central.

Baixe aqui a apostila

Aula 57 – Nesta teleaula, você verá a importância de saber calcular o volume dos sólidos e conhecerá algumas aplicações práticas desses cálculos.

Baixe aqui a apostila

Aula 58 – Os números naturais surgiram por meio da contagem. Você verá que, de acordo com a necessidade e com o desenvolvimento humano, foram se formando novos conjuntos de números. Além disso, conhecerá a reta numérica, infinita, na qual cada ponto representa um número.

Baixe aqui a apostila

Aula 59 – Os números irracionais podem se apresentar como um número decimal não-exato e não-periódico. Você aprenderá como marcar uma raiz quadrada não-exata na reta numérica e, além disso, conhecerá um novo conjunto numérico, que reúne os números racionais e irracionais.

Baixe aqui a apostila

Aula 60 – Além de rever algumas propriedades da adição e da multiplicação, você vai revisar o estudo das expressões numéricas.

Baixe aqui a apostila

Aula 61 – As expressões algébricas e suas aplicações serão o tema desta teleaula. Você verá o que são monômios semelhantes e aprenderá como se faz a redução dos termos de um polinômio.

Baixe aqui a apostila 

Aula 62 – Ao resolver equações do primeiro grau, você aprenderá a verificar e analisar a solução encontrada, podendo, assim, conferir se a raiz é verdadeira.

Baixe aqui a apostila

Aula 63 – Nesta teleaula, você vai rever operações com frações e, além disso, relembrará como resolver expressões numéricas utilizando-as.

Baixe aqui a apostila

Aula 64 – Você aprenderá a resolver diferentes tipos de equações: com denominadores, com coeficientes fracionários e com coeficientes inteiros.

Baixe aqui a apostila

Aula 65 – Retomando o assunto “equações do primeiro grau”, você verá que elas podem ser representadas graficamente por uma reta, determinada por dois pontos.

Baixe aqui a apostila

Aula 66 – Utilizando a inequação, é possível representar uma desigualdade usando os sinais de maior, menor, maior ou igual e menor ou igual. Você verá que a solução de uma inequação pode ser representada graficamente com uma incógnita – por meio de uma reta – e com duas incógnitas – por meio do plano cartesiano.

Baixe aqui a apostila

Aula 67 – Quando duas equações do primeiro grau estão ligadas pelo conectivo “e”, elas formam o chamado “sistema de equações do primeiro grau”. Você verá que ele é sempre representado pelo agrupamento das equações com uma chave.

Baixe aqui a apostila

Aula 68 – Um sistema com duas equações do primeiro grau pode ter uma resolução gráfica, na qual cada uma delas é representada por uma reta. Você verá que, se as retas são concorrentes, o sistema tem uma única solução; se as retas são coincidentes, o sistema tem infinitas soluções; se as retas são paralelas, o sistema não tem solução.

Baixe aqui a apostila

Aula 69 – A Matemática não é apenas uma ciência antiga que pode ser utilizada para resolver problemas práticos que surgem no dia-a-dia. Você verá que ela também ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, ou seja, o pensamento.

Baixe aqui a apostila

Aula 70 – Efetuar cálculos com potências nem sempre é simples, pois os resultados podem ser números muito grandes. Você aprenderá que existem algumas propriedades operatórias das potências que ajudam nesses cálculos, simplificando-os.

Baixe aqui a apostila

Aula 71 – As áreas de algumas figuras podem ser calculadas de maneiras diferentes. Você verá que alguns desses casos resultam em produtos muito usados na Matemática, chamados de produtos notáveis.

Baixe aqui a apostila

Aula 72 – Fatorar um número é escrevê-lo como uma multiplicação de fatores. Você aprenderá a fatorar expressões algébricas aplicando os produtos notáveis e saberá como identificar um trinômio quadrado perfeito.

Baixe aqui a apostila

Aula 73 – Você vai conhecer algumas equações do segundo grau e seus coeficientes. Além disso, aprenderá a resolver esse tipo de equação em casos em que ela se mostra incompleta.

Baixe aqui a apostila

Aula 74 – A fórmula de Bhaskara é capaz de resolver qualquer equação do segundo grau. Você verá como se soluciona uma equação do tipo “ax + b² = c”, e como completar um trinômio para obter um trinômio quadrado perfeito.

Baixe aqui a apostila

Aula 75 – Além de rever o que são diagonais de um polígono, você saberá que existe uma relação entre elas e o número de lados. Além disso, acompanhará algumas situações resolvidas com o uso da fórmula de Bhaskara.

Baixe aqui a apostila

Aula 76 – Aprendendo o que é juro, capital e montante, você calculará aumentos e descontos sucessivos. Além disso, vai descobrir como determinar os juros embutidos nas prestações – algo útil na hora de decidir se é mais negócio comprar à vista ou a prazo.

Baixe aqui a apostila

Aula 77 – Nesta teleaula, você poderá rever como se constroem e interpretam gráficos. Além disso, relembrará o que são gráficos de barra e como são elaborados os gráficos circulares.

Baixe aqui a apostila

Aula 78 – Esta teleaula será uma revisão de alguns conceitos básicos de Geometria, como as relações entre as medidas dos lados do triângulo retângulo e as relações entre os ângulos dos triângulos.

Baixe aqui a apostila

Aula 79 – Você vai relembrar como se efetua a resolução problemas que envolvam as operações elementares da Matemática.

Baixe aqui a apostila

Aula 80 – Na última teleaula de Matemática, você vai rever que, além dos algarismos e dos sinais de operação, a linguagem matemática também utiliza letras em sua comunicação. Relembrará que o uso de letras para expressar um fato genérico caracteriza a parte da Matemática que chamamos de Álgebra. Por fim, aprenderá como escrever uma expressão matemática que representa um padrão geométrico.

Baixe aqui a apostila

Assista as aulas do curso: Curso de Matemática para o Ensino Fundamental

VOTE:
Ruim!Regular!Bom!Muito bom!Ótimo! (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...Loading...
Ajude a Divulgar o curso:
Autor:

Comente sobre o curso: