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Curso Processo de Comunicação e Comunicação Institucional

Neste curso os estudantes poderão entender um pouco melhor sobre como funciona o processo de comunicação dentro das instituições.
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Curso Processo de Comunicação e Comunicação Institucional
  • Empresa: FGV Online
  • Carga Horária: 5 Horas
  • Professor: Roberto Raupp
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: Sim

Os processos de comunicação que acontece dentro de determinadas empresas possuem muitas particularidades e diferença se compararmos com a comunicação no dia a dia. Por isso criou-se uma área interessada somente no estudo deste tipo de comunicação que se chama de Comunicação Institucional.

A comunicação institucional é bastante abrangente, mas representa basicamente a visão de uma determinada empresa ou instituição em relação ao mundo ao redor onde vive. Portanto, trata-se de uma comunicação dirigida basicamente de pessoas jurídicas para a sociedade como um todo.

O profissional responsável pela comunicação institucional dentro de uma determinada empresa pode definir toda a política de comunicação, ou seja, criar diretrizes que mostram como uma determinada empresa vai se comunicar como seu público e com os demais agentes de uma sociedade.

Para quem gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, confira este curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional da FGV (confira aqui outros cursos da FGV).

Sobre o curso

O curso desenvolvido pela equipe da FGV tem como principal objetivo analisar os princípios básicos fundamentais que regem a comunicação como um meio cultural capaz de gerar conhecimentos, interações e trocas de informações. No curso serão abordados ainda, os principais pressupostos da comunicação como a área do conhecimento humano capaz de ser gerida por uma estratégia empresarial.

Estrutura do curso

  • unidade 1 – conceitos estratégicos
  • 1.1 – comunicação e informação
  • 1.2 – aldeia global
  • 1.3 – dado negativo do volume de informação
  • 1.4 – comunicação mercadológica e institucional
  • 1.5 – síntese da unidade
  • unidade 2 – comunicação institucional
  • 2.1 – objetivo
  • 2.2 – boas práticas empresariais
  • 2.2.1 – brand equity ou valor de marca
  • 2.3 – atração e fidelidade versus lealdade
  • 2.4 – síntese da unidade
  • unidade 3 – stakeholders
  • 3.1 – definição e tipos de stakeholders
  • 3.2 – publico interno
  • 3.2.1 – grapevine ou Rádio Peão
  • 3.3 – imprensa
  • 3.3.1 – fracasso na comunicação
  • 3.4 – comunidade
  • 3.5 – governo
  • 3.5.1 – lobby
  • 3.6 – responsabilidade corporativa
  • 3.6.1 – vantagem competitiva
  • 3.7 – síntese da unidade
  • unidade 4 – crises
  • 4.1 – gerenciamento de crises
  • 4.2 – potenciais detonadores de crises
  • 4.3 – antes da crise
  • 4.3.1 – front externo
  • 4.3.2 – importância do manual da crise
  • 4.3.3 – porta-vozes da empresa
  • 4.4 – durante a crise
  • 4.4.1 – focos para empresa e para imprensa
  • 4.5 – síntese da unidade
  • unidade 5 – promoção
  • 5.1 – conceito de promoção
  • 5.2 – promoção institucional
  • 5.3 – diferentes publicos-alvo
  • 5.4 – visão estratégica da promoção
  • 5.5 – síntese da unidade
  • unidade 6 – promoção institucional
  • 6.1 – formas de promoção institucional
  • 6.2 – campanhas corporativas
  • 6.3 – eventos
  • 6.3.1 – planejamento
  • 6.3.2 – implantação
  • 6.3.3 – avaliação
  • 6.4 – síntese da unidade
  • unidade 7 – promoção de venda
  • 7.1 – elementos-chave
  • 7.2 – publico-alvo
  • 7.2.1 – benefício
  • 7.2.2 – extra e temporário
  • 7.3 – equipe de venda
  • 7.3.1 – positivação
  • 7.3.2 – incremento de faturamento
  • 7.3.3 – antecipação de recebimento
  • 7.3.4 – exibição de produtos
  • 7.4 – divulgação de promoção de venda
  • 7.5 – erros comuns
  • 7.5.1 – duração excessiva
  • 7.5.2 – meta irreal e gestão insensível
  • 7.5.3 – complicação, frieza ou omissão
  • 7.6 – publico-alvo intermediário
  • 7.7 – volume adicional e potencial de giro
  • 7.7.1 – favorecimento do giro do produto
  • 7.7.2 – repasse do benefício ao consumidor
  • 7.8 – consumidor final
  • 7.9 – síntese da unidade
  • unidade 8 – cenário cultural
  • 8.1 – filme
  • 8.2 – obra literária
  • 8.3 – obra de arte
  • unidade 9 – auto-avaliação
  • 9.1 – auto-avaliação
  • unidade 10 – encerramento
  • 10.1 – pós-teste
  • 10.2 – fechamento

Sobre o professor

Roberto Raupp é Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da FGV, bacharel em Comunicação Social pela PUC-RJ. Sua experiência profissional inclui cargos executivos em Marketing junto a Coca-Cola e RJ. Reynolds. Recebeu as distinções Destaque de Marketing, conferida pela Associação Brasileira de Marketing e a Medalha de Ouro-Promoção, pelo Prêmio Colunistas, versão Nacional. Atualmente, é sócio-gerente de empresa de consultoria em Marketing, tendo como principais clientes BR Distribuidora e Coca-Cola.

Sobre os certificados

Os cursos oferecidos pela equipe da FGV são livres e gratuitos para qualquer pessoa, sendo que para ter acesso ao programa propriamente dito não é necessário nem se cadastrar no site. Mas fazendo o cadastro os estudantes garantem o seu certificado de conclusão do curso, emitido logo após a conclusão de todos os módulos.

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