Cursou – Cursos online grátis

Fundamentos da Gestão de TI – Curso da FGV

Entenda como funciona este campo de trabalho que está em pleno crescimento no Brasil.
Ajude a Divulgar o curso:
Fundamentos da Gestão de TI – Curso da FGV
  • Empresa: FGV
  • Professor: André Bittencourt do Valle
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: Sim

Uma das áreas que cresce no Brasil e em boa parte do mundo é a Tecnologia da Informação. E a área cresce tanto que dentro dela já existem uma série de ramificações para outras atividades que se tornaram extremamente importante no dia de hoje.

Um exemplo é o setor de Gestão de Ti, onde as empresas criam uma série de atividades, projetos e metodologias para conseguir alinhar a Tecnologia da Informação com as estratégias e necessidades das empresas.

Para entender um pouco mais sobre esta área confira este curso de Fundamentos da Gestão de TI desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas.

Sobre o curso

O curso tem como principal finalidade apresentar aos estudantes diversos conceitos relacionados ao papel das tecnologias nos negócios.

Durante o curso os interessados poderão entender um pouco mais sobre o conceito de empresa digital, o fenômeno da bolha da internet, também chamado de nova economia, o impacto social da revolução da nova economia, incluindo a chamada geração virtual ou geração V, além das principais tendências em tecnologia da informação.

Sobre o professor

André Bittencourt do Valle é Doutor em Engenharia pela UFF, Mestre em Engenharia pela PUC/RJ e Engenheiro pela UFRJ. Trabalhou na ISO como Secretário Técnico do Comitê sobre Office Equipment (ISO/IEC JTC1 SC28) entre 1997 e 2003, na ABNT, como Secretário Técnico do Comitê Brasileiro de Informática entre 1994 e 2003 e na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como gerente do projeto de implantação da Escola Superior de Redes. Atualmente participa da ABNT/CEE 93 (Gestão de Projetos) e é delegado brasileiro junto ao comitê ISO TC 236 (Project Management).

Recebeu em 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007 o Prêmio de Professor Destaque do FGV Management (passando a integrar o Quadro de Honra), em 2008 o Prêmio de Professor mais representativo do IDE-SP, em 2001 o Prêmio Visa de Comércio Eletrônico e em 2000 o Prêmio iBest. É membro do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico do Governo Federal. É co-autor dos livros “Sistemas de Informação para Organizações de Saúde”, “Gestão de Projetos”, “E-commerce”, “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”, “Gestão Estratégica de Clínicas e Hospitais”, “MP3 – A revolução do som via Internet” , “Guia de EDI e Comércio Eletrônico”, “Netscape Navigator para Principiantes”, “Internet Explorer para Principiantes”, “Java – Manual de Introdução” e “Internet Quickref”. Foi editor-técnico da revista InternetWorld e colaborador das revistas Computerworld, PC World, Developer’s Magazine, WebGuide, Internet Business e Internet.br.

Estrutura do curso

Unidade 1 – negócios na economia digital

  • 1.1 – empresa digital
  • 1.2 – papel da tecnologia no negócio
  • 1.3 – rede de computadores
  • 1.4 – conceito de economia digital
  • 1.5 – bolha da internet
  • 1.5.1 – empresas pontocom
  • 1.5.2 – colapso
  • 1.5.3 – efeitos do estouro da bolha
  • 1.6 – aumento dos usuários
  • 1.7 – bolha 2.0
  • 1.8 – Geração V
  • 1.8.1 – Geração V nas empresas
  • 1.8.2 – necessidades da Geração V
  • 1.8.3 – caso Nick Haley
  • 1.9 – síntese da unidade

Unidade 2 – tendências em tecnologia da informação

  • 2.1 – papel da tecnologia da informação
  • 2.1.1 – definições
  • 2.1.2 – principais tendências
  • 2.1.3 – outras tendências
  • 2.1.4 – livros digitais
  • 2.1.4.1 – e-paper
  • 2.2 – síntese da unidade

Unidade 3 – planejamento e estratégia de TI

  • 3.1 – princípios fundamentais
  • 3.2 – posicionamento estratégico
  • 3.3 – obtenção e manutenção de vantagem
  • 3.4 – modelos de Porter
  • 3.5 – síntese da unidade

Unidade 4 – modelo de forças competitivas

  • 4.1 – modelo de forças competitivas de Porter
  • 4.2 – cinco forças
  • 4.2.1 – intensidade das forças
  • 4.3 – novos competidores
  • 4.3.1 – barreiras de entrada
  • 4.4 – fontes de barreiras de entrada
  • 4.5 – poder de barganha dos fornecedores
  • 4.6 – poder de barganha dos clientes
  • 4.7 – ameaça de produtos substitutos
  • 4.8 – rivalidade entre competidores
  • 4.9 – impacto da internet no modelo
  • 4.9.1 – internet e barreiras
  • 4.9.2 – internet e rivalidade
  • 4.9.3 – internet e substitutos
  • 4.9.4 – internet e barganha dos fornecedores
  • 4.9.5 – internet e barganha dos clientes
  • 4.10 – paradoxo da internet
  • 4.11 – síntese da unidade

Unidade 5 – modelo da cadeia de valor

  • 5.1 – modelo da cadeia de valor
  • 5.1.1 – composição de valores
  • 5.1.2 – elementos da cadeia de valor
  • 5.1.2.1 – exemplo
  • 5.1.3 – blocos de construção
  • 5.2 – impacto da internet na cadeia de valor
  • 5.2.1 – violação da boa estratégia
  • 5.2.2 – sistemas customizados e integrados
  • 5.2.3 – complementaridade
  • 5.2.4 – mercados digitais
  • 5.3 – TI – meio ou fim?
  • 5.4 – concessionária publica da informação
  • 5.5 – síntese da unidade

Unidade 6 – estudos de caso

  • 6.1 – web 2.0
  • 6.1.1 – simplicidade do acesso
  • 6.1.2 – contribuição dos usuários
  • 6.1.3 – fim do ciclo de lançamento de software
  • 6.1.4 – multiplas plataformas
  • 6.1.5 – poder de publicidade
  • 6.2 – BitTorrent
  • 6.2.1 – Pirate`s Bay
  • 6.3 – redes sociais
  • 6.4 – síntese da unidade

Unidade 7 – cenário cultural

  • 7.1 – filme
  • 7.2 – obra literária
  • 7.3 – obra de arte

Unidade 8 – auto-avaliação

  • 8.1 – auto-avaliação

Unidade 9 – encerramento

  • 9.1 – pós-teste
  • 9.2 – fechamento

Cadastro

Matricule-se

Acesse ao Curso

Clique para acessar

VOTE:
Ruim!Regular!Bom!Muito bom!Ótimo! (Seja o primeiro a votar!)
Loading...Loading...
Ajude a Divulgar o curso:
Autor:

Comente sobre o curso: