Cursou – Cursos online grátis
Educação História

Era Vargas: Do Estado novo a 54

Aprenda tudo sobre este importante período histórico brasileiro neste curso online.
Ajude a Divulgar o curso:
Era Vargas: Do Estado novo a 54
  • Empresa: FGV Online
  • Carga Horária: 30 Horas
  • Professor: Regina Luz
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: Sim

O Estado Novo é um importante período histórico para a política brasileira. O termo é utilizado como referência a fase republicana, e que compreende o seguinte período: do dia 10 de novembro de 37 até o dia 29 de outubro de 45. Este dia inicial foi conhecido como o dia do Golpe de Estado, quando o então presidente Getúlio Vargas instaurou o período conhecido como Estado Novo.

A principal motivação utilizada pelo presidente para conseguiu o apoio para o golpe foi uma ameaça de um plano que teria como principal objetivo transformar o Brasil em uma espécie de ditadura comunista. Na declaração que deu para a nação, Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo para “reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país”.

Dentre as principais e mais impactantes medidas tomadas pelo presidente Getúlio Vargas com o Estado Novo tivemos o fechamento do Congresso Nacional do Brasil e uma nova Constituição.

Aprenda mais sobre a Era Vargas: Do Estado novo a 54 neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir a primeira parte do curso: Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30

Sobre o curso

Este curso tem como principal objetivo apresentar aos alunos algumas das principais mudanças na sociedade brasileira com a Era Vargas. Diferentemente da primeira parte do curso, que faça dos primeiros anos de Vargas no poder, este curso acaba focando mais na instauração do Estado Novo.

Ao longo do curso os alunos poderão analisar melhor o período do Estado Novo e conhecer todos os detalhes e características deste período.

Sobre a professora

Este curso é ministrado pela professora Regina Luz. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 1955. Graduou-se em História pela PUC-Rio e fez o Mestrado em História Social pela UFRJ. Desde 1978 é pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), onde já coordenou o Setor de Documentação e o Programa de Arquivos Pessoais.

Estrutura do curso

módulo 1 – Estado Novo

unidade 1 – Vargas e o Estado

1.1 – períodos ditatoriais

1.2 – Getúlio Vargas

1.3 – ênfase no Estado

1.4 – sintetizando a unidade

 

unidade 2 – nova Constituição

2.1 – concentração de poderes no Executivo

2.2 – centralização político-administrativa

2.3 – liderança popular

2.4 – sintetizando a unidade

 

unidade 3 – características do Estado Novo

3.1 – ideologia nacionalista

3.2 – novidade e nacionalismo

3.3 – criação de uma cultura política

3.4 – papel das agências de governo – DIP

3.4.1 – repressão

3.4.2 – difusão ideológica

3.4.3 – mecenato

3.5 – sintetizando a unidade

 

unidade 4 – Ministério da Educação e Saúde

4.1 – participação da Igreja

4.2 – realizações da gestão Capanema

4.3 – projeto ideológico

4.4 – sintetizando a unidade

 

unidade 5 – participação dos intelectuais

5.1 – revolução modernista de 22

5.2 – participação no poder

5.3 – aposta na modernidade

5.4 – principais destaques

5.4.1 – aproximação entre intelectuais e instituições

5.5 – sintetizando a unidade

 

unidade 6 – busca da integração nacional

6.1 – destaque da geopolítica

6.2 – marcha para o oeste

6.3 – federalismo cultural

6.4 – políticas de intervenção concretas

6.5 – apelo à história e à memória

6.6 – sintetizando a unidade

 

unidade 7 – cenário cultural

7.1 – filme

7.2 – obra literária

7.3 – obra de arte

 

unidade 8 – atividades

8.1 – autoavaliação

 

módulo 2 – segundo governo Vargas

unidade 1 – participação no parlamento e articulações do exílio

1.1 – ingresso no parlamento

1.2 – críticas ao retorno ao cenário político

1.3 – participação no senado

1.4 – participação nas campanhas eleitorais

1.5 – na mira das críticas

1.6 – participação no exílio

1.6.1 – novos rumos

1.7 – sintetizando a unidade

 

unidade 2 – candidatura Vargas em 1950

2.1 – início das articulações

2.2 – candidato único

2.3 – fórmula Jobim versus fórmula mineira

2.4 – candidatura de Eduardo Gomes

2.5 – questão sucessória no PSD

2.6 – aliança Vargas-Ademar

2.7 – campanha eleitoral

2.7.1 – principais bandeiras da campanha

2.7.1.1 – questão nacional

2.7.1.2 – programas de reforma social

2.8 – eleições de 1950

2.8.1 – tentativa de impugnação das eleições

2.9 – sintetizando a unidade

 

unidade 3 – base política – o ministério da experiência

3.1 – composição mista e conservadora

3.2 – divisão entre os partidos

3.3 – demais ministérios e lideranças

3.4 – órgão de assessoramento e planejamento econômico

3.5 – pequenas alterações

3.6 – sintetizando a unidade

 

unidade 4 – reforma ministerial de 1953

4.1 – esgotamento da política de conciliação

4.2 – reforma ministerial

4.3 – nomeação de João Goulart

4.4 – outras mudanças

4.5 – nova estratégia de governo

4.6 – sintetizando a unidade

 

unidade 5 – panorama da política de desenvolvimento de Vargas

5.1 – nacionalismo como linha-mestra

5.2 – política econômica do novo governo

5.3 – desenvolvimento regional

5.4 – vertente nacionalista

5.5 – plano financeiro

5.5.1 – medidas antiinflacionárias

5.5.2 – outras medidas de controle financeiro

5.6 – sintetizando a unidade

 

unidade 6 – militarismo e segundo governo Vargas

6.1 – disputas políticas e divergências ideológicas

6.2 – ala democrática versus nacionalista

6.3 – golpe da ala democrática

6.4 – vitória da Cruzada Democrática

6.5 – Memorial dos Coronéis

6.6 – perda do apoio militar

6.7 – sintetizando a unidade

 

unidade 7 – sindicatos e legislação trabalhista

7.1 – apoio popular

7.2 – quebra de expectativas

7.3 – ênfase nas relações de trabalho

7.4 – realizações no campo do trabalho

7.5 – exclusão dos trabalhadores do campo

7.6 – repressão de opositores ao regime

7.7 – volta do Estado de Direito

7.8 – sintetizando a unidade

 

unidade 8 – cenário cultural

8.1 – filme

8.2 – obra literária

8.3 – obra de arte

 

unidade 9 – atividades

9.1 – autoavaliação

 

módulo 3 – fim do segundo governo Vargas

unidade 1 – início do fim

1.1 – cenário político adverso

1.2 – força da oposição

1.3 – impeachment ou renúncia

1.4 – primeira tentativa de impeachment

1.5 – aumento do salário mínimo

1.5.1 – reação de Vargas às críticas ao aumento

1.6 – segunda tentativa de impeachment

1.7 – agravamento da crise

1.8 – atentado na Rua Tonelero

1.9 – sintetizando a unidade

 

unidade 2 – República do Galeão

2.1 – responsabilidade pelo atentado

2.2 – jogo político pesado

2.3 – investigação policial

2.4 – inquérito militar

2.5 – pedido de renúncia

2.6 – sintetizando a unidade

 

unidade 3 – suicídio de Vargas

3.1 – mobilização das forças armadas

3.2 – manifesto dos generais

3.3 – proposta de licenciamento temporário

3.4 – ultimato – renúncia ou deposição

3.5 – sintetizando a unidade

 

unidade 4 – carta-testamento – o legado de Vargas

4.1 – justificativa

4.1.1 – revelações

4.2 – autoria da carta

4.3 – efeitos da recepção

4.4 – suicídio emblemático

4.5 – legado político

4.5.1 – vitalidade do legado varguista

4.6 – sintetizando a unidade

 

unidade 5 – mito Vargas

5.1 – pai dos pobres

5.2 – natureza dos mitos políticos

5.3 – trajetória do mito Vargas

5.3.1 – propaganda e repressão

5.4 – análise do mito Vargas

5.5 – sintetizando a unidade

 

unidade 6 – vários olhares sobre Getúlio

6.1 – interpretações sobre Getúlio

6.2 – origem, formação e ação política

6.2.1 – castilhismo

6.3 – geração e ação política

6.3.1 – destaque de Getúlio

6.4 – virtú e fortuna

6.5 – suicídio como ato de heroísmo

6.6 – renascimento político

6.6.1 – Getúlio e Tancredo

6.7 – sintetizando a unidade

 

unidade 7 – cenário cultural

7.1 – filme

7.2 – obra literária

7.3 – obra de arte

 

unidade 8 – atividades

8.1 – autoavaliação

 

módulo 4 – encerramento

unidade 1 – jogos

1.1 – caça-palavras

1.2 – palavras cruzadas

1.3 – forca

1.4 – criptograma

 

unidade 2 – conclusão do trabalho

2.1 – pós-teste

2.2 – fechamento

Matricule-se

Clique para acessar

Clique para acessar

VOTE:
Ruim!Regular!Bom!Muito bom!Ótimo! (Seja o primeiro a votar!)
Loading...Loading...
Ajude a Divulgar o curso:
Autor:

Comente sobre o curso: