Cursou – Cursos online grátis

Curso de Enunciação – Linguística

Aprenda mais sobre enunciação com este curso online e gratuito de linguística.
Ajude a Divulgar o curso:
Curso de Enunciação – Linguística
  • Empresa: TV Cultura
  • Carga Horária: 2 Horas e 32 minutos
  • Professor: José Luiz Fiorin
  • Nível do curso: Básico
  • Possui certificado: Não

A enunciação é uma área dentro da Análise de discurso, que por sua vez está dentro do campo da linguística e também da comunicação. Esta categoria está diretamente relacionada a algumas teorias, como é o caso das do francês Émile Benveniste, que muda completamente o foco do que é ensinado para os estudantes.

Como trata-se de um tipo de conhecimento tratado nas esferas do ensino superior, na grande maioria dos casos estudantes vão tomar conhecimento das mesmas somente quando partem para um nível superior de ensino relacionado a linguística ou português.

Aprenda mais sobre as definições de enunciação neste curso online e gratuito.

Sobre o curso

Este curso de Enunciação foi gravado em uma parceria com a Universidade de São Paulo, por um dos professores considerados autoridade no assunto: José Luiz Fiorin. De uma forma geral este curso trata das diversas categorias de Enunciação: pessoa, tempo e também o espaço.

Sobre o professor

Este curso é ministrado pelo professor José Luiz Fiorin, doutor em Linguística pela USP e um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso.

Estrutura do curso

  • Aula 01 – Na primeira aula,o professor Fiorin explica que, ao longo do curso, irá tratar das três categorias da enunciação: a pessoa, o tempo e o espaço. Ele também explica o conceito de enunciação, partindo da teoria lingüística do francês Émile Benveniste.
  • Aula 02 – Embora todos nós aprendamos na escola que existem a 1a, 2a e 3a pessoas do singular e do plural, pela teoria de Benveniste a 1a e a 2a são as pessoas do discurso, os parceiros da enunciação, enquanto a 3a pessoa é a não pessoa.
  • Aula 03 – A diferença do tempo físico do tempo linguístico? o tempo linguístico é uma construção da linguagem e, portanto, o agora da enunciação pode ser posto em qualquer lugar dentro do tempo físico, buscando a criação de sentidos.
  • Aula 04 – O professor Fiorin mostra agora como funciona a temporalização no discurso, ou seja, como é feito o uso dos tempos no texto para narrar ou para descrever.
  • Aula 05 – O espaço pode ser marcado em um texto por um pronome demonstrativo, um advérbio de lugar ou um adjunto adverbial de lugar. Mas, ao contrário das categorias de pessoa e de tempo, que não podem estar fora de um texto, o espaço pode ser implícito.

Assista as aulas do curso: Curso de Enunciação – Linguística

VOTE:
Ruim!Regular!Bom!Muito bom!Ótimo! (Seja o primeiro a votar!)
Loading...Loading...
Ajude a Divulgar o curso:
Autor:

Comente sobre o curso: